Depois de passar por três bairros de Fortaleza e de realizar 25 mil atendimentos, o projeto chega a Pindoretama. A expectativa para 2018 é de mais de 5.000 mamografias e 20.000 participantes em ações de educação em saúde

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Há um ano, o projeto Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher facilita o acesso de mulheres à mamografia e ao exame citoplasmático (papanicolau). Depois de realizar 25 mil atendimentos na Capital, entre março e dezembro, o equipamento chega à cidade de Pindoretama e irá a outros dois municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) em 2018. Ao longo de 2017, o projeto passou pelos bairros Canindezinho, Jangurussu e Damas, na Capital, e realizou 3.846 exames de prevenção, 7.692 exames clínicos e mamografias e 13.462 atendimentos em atividades de educação em Saúde.

Para a diretora de programação social do Sesc, Aline Pinheiro, a principal conquista da iniciativa é levar às mulheres a possibilidade de ter acesso a informações e aos procedimentos. “Os exames de mamografia dependem de um aparelho que nem sempre está tão acessível.” A diretora ressalta também a produtividade dos trabalhos na Unidade Móvel. Nela, são realizados, diariamente, 32 exames citopatológicos e 32 mamografias, com resultados disponíveis em até 15 dias. “[Em 2017] tivemos um número bem considerável de mulheres atendidas que beneficiamos nesse rastreamento do câncer de mama e câncer de colo uterino”, avalia.

Joadson Duarte, enfermeiro e assessor técnico de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza, destaca que o projeto aumentou a oferta dos procedimentos e os tornou mais próximos das mulheres atendidas. “Com essa estratégia do Sesc, pudemos aproximar esse exame [a mamografia] delas. Para Joadson, a iniciativa também aumentou a busca ativa, proporcionando conscientização e incentivando as mulheres a procurarem os exames. “Para nós, é uma forma de garantir o acesso, de garantir um dos princípios do SUS [Sistema Único de Saúde]”. O enfermeiro destaca ainda que, por meio de treinamentos, o projeto também teve impacto no trabalho dos agentes comunitários.

Novos destinos
Saindo da Capital, o projeto segue, em 2018, por três cidades da RMF e a expectativa é de que mais de 5.000 mamografias, 5.000 exames de prevenção sejam realizados e de que mais de 20.000 pessoas participem de ações preventivas de educação com temas relacionados à saúde da mulher. A primeira parada da Unidade Móvel é em Pindoretama, onde fica até o dia 6 de maio, e os outros dois municípios estão sendo definidos.

Para Aline Pinheiro, a presença do equipamento em cidades do interior é importante pela maior dificuldade de as mulheres realizarem os procedimentos. “Geralmente, esses municípios, principalmente os menores, não têm esses equipamentos disponíveis na rede pública de saúde. […] É uma oportunidade de acesso que elas não teriam, a não ser que viajassem para fazer.”

Como participar
Para realizar os exames, que são gratuitos, as mulheres devem ser encaminhadas à Unidade Móvel por um posto de saúde da sua região, que agenda o atendimento. Segundo recomendações do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a mamografia deve ser realizada por mulheres de 50 a 69 anos. O citoplasmático é indicado para mulheres entre 25 e 64 anos, que já iniciaram a vida sexual.

O laudo e a análise são realizados pelo Hospital de Câncer de Barretos (HCB-SP) e pelo Instituto do Câncer do Ceará (ICC), referências nacional e regional, respectivamente, na área. Em caso de alteração nos resultados, a paciente é encaminhada para instituições de saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) ou de Centros de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), para realizar o tratamento adequado.

Unidade Móvel
Presente em 23 estados, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é composta por uma estrutura com um caminhão dividido em consultórios para a realização de exames preventivos, sala de mamografia (com mamógrafo digital estação de trabalho e negatoscópio), banheiro e tenda externa com espaço multimídia.