Em Fortaleza, o tratamento odontológico pode ser encontrado na Clínica Odontológica Sesc, no bairro Centro. Já as Unidades Móveis OdontoSesc levam a técnica para as cidades do interior 

Foto: Ermolaev Alexander/Shutterstock

Contando com diversos tratamentos, a Clínica Odontológica Sesc destaca-se pela pulpotomia, técnica voltada a pacientes infantis que evita perda dentária, ainda que haja deterioração motivada por cáries, e se caracteriza por ser menos invasiva que um procedimento de retirada de dente. De acordo com Layla Noronha, dentista e técnica responsável pela OdontoSesc, a pulpotomia é um procedimento realizado em crianças quando há exposição da polpa do dente com características ainda de vitalidade.

“Basicamente, a técnica da pulpotomia remove a polpa da coroa e deixa a polpa da raiz para permitir que o dente permaneça vital, termine de formar a raiz ou que ele permaneça até a fase da troca pelo dente permanente. Ela não é recente e, na odontopediatria, funciona como procedimento antes do tratamento endodôntico, popularmente conhecido como ‘canal’.” Indicada para casos em que a polpa do dente está hígida e livre de infecções, a técnica viabiliza que o mecanismo bucal responsável pelas funções nutritiva, sensitiva, defensiva e formativa seja preservado.

Mãe da pequena Iasmin Avelino, de oito anos, Aurilene Avelino, 42, conta que sua filha iniciou o tratamento este ano e foi atendida pelo menos três vezes. “Moramos em um distrito de Chorozinho e aproveitamos o serviço quando o Sesc estava no município. Ela tinha muitas cáries e hoje não tem nenhuma. Até brincou que ia comprar uma caixa de chocolate para dar ao doutor Danilo, que a atendeu. Iasmin completa: “Ele é muito legal e me ensinou que tenho que escovar os dentes depois da merenda, do almoço e antes de dormir.”

Ainda segundo Layla, o benefício da pulpotomia é a manutenção do dente decíduo, de leite, até o momento correto de sua esfoliação, troca do dente, pois influencia na mastigação, na estética e na manutenção do espaço para o dente permanente. “É uma técnica muito importante na odontopediatria, pois diminui o índice de perda dentária precoce e mantém a saúde bucal.”

Onde encontrar serviços odontológicos Sesc?
As Clínicas Odontológicas Sesc, instituição mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, realizam tratamentos preventivos, como orientações de saúde bucal e aplicação de flúor em dois endereços de Fortaleza. Juntas, as duas unidades que ficam no bairro Centro têm capacidade para atender aproximadamente 300 pessoas por dia.

Com 14 consultórios, a Clínica Odontológica Sesc Centro, que funciona na rua 24 de Maio de segunda a sábado, atende diariamente uma média de 250 pessoas entre adultos, idosos e crianças (a partir de cinco anos), faixa etária que nesse espaço conta com atenção especial. Na unidade Fortaleza, localizada na rua Clarindo de Queiroz e aberta de segunda à sexta-feira, a capacidade de atendimento é de 70 pessoas por dia.

As consultas acontecem por horário marcado e podem ser pagas à vista ou parceladas no cartão de crédito. Para usufruir os serviços, é necessário possuir carteira Sesc atualizada. Valores podem ser consultados pelos números 34552103 e 34649303.

Unidades móveis
Pelo interior do estado, a instituição chega com as Unidades Móveis OdontoSesc, promovendo o acesso à saúde bucal das comunidades mais afastadas dos grandes centros. São três carretas que contam com equipe especializada e realizam atendimentos gratuitos de diversos portes: dentística, periodontia, exodontia, clínica preventiva e radiologia.

Oportunizando o acesso à saúde bucal aos moradores dos municípios por onde passam, cada Unidade Móvel dispõe de quatro consultórios odontológicos, uma central de esterilização, uma sala de RX e escovódromo. A equipe de cada uma delas é composta por quatro dentistas, quatro auxiliares em saúde bucal, um educador em saúde, um técnico em manutenção e coordenadores.

Além dos atendimentos odontológicos, as equipes das Unidades Móvel realizam ações de Educação em Saúde. Essas atividades envolvem projetos como “Anjos Mirins”, “Abra a boca e fique alerta”, “Gestação Saudável”, “Sesc Saúde e prevenção” e “Universalização do Acesso” e acontecem em escolas municipais, postos de saúde, órgãos municipais e na própria Unidade Móvel. As Unidades estão nos municípios de Madalena, Santa Quitéria e Chorozinho.

Serviço
Clínica Odontológica Unidade Centro do Sesc
Onde:
 Rua 24 de maio, 692 – Centro
Quando: de segunda a sexta, das 7h às 21h / sábado, das 8h às 12h
Mais informações: (85) 3455 2103

Clínica Odontológica Unidade Fortaleza do Sesc
Onde:
 Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro
Quando: de segunda a sexta, das 7h às 21h
Mais informações: (85) 3464 9303

Unidades Móveis OdontoSesc
Onde: Madalena, Santa Quitéria e Chorozinho
Mais Informações: (85) 3195 8726