Segundo pesquisa Vigitel, no Brasil, população obesa passou de 11,8% para 18,9% em dez anos. Projeto Lazer no Sesc fomenta o hábito de se exercitar e ajuda interessados na inserção de práticas esportivas

Foto: Satiro Sodre/Divulgação CBDA

Nem sempre, o retorno à atividade física é tarefa fácil. Ele, entretanto, faz-se necessário em diversos países do mundo, inclusive no Brasil. De acordo com pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) divulgada em 2017 pelo Ministério da Saúde – a última acerca do assunto – no País, a população obesa passou de 11,8% para 18,9% entre 2006 e 2016. Falta de informações sobre como se iniciar ou retomar esportes é, muitas vezes, fator impeditivo para uma pessoa sedentária voltar a se exercitar.

O afastamento de exercícios físicos ou, para aqueles que tinham o hábito de praticá-los, a perda de ritmo afetam diretamente no condicionamento do corpo e na diminuição da capacidade de perder medidas. A presença de um educador físico é essencial para essa reintegração. “Quando pessoas sedentárias decidem voltar à atividade física ou mesmo iniciá-la, em geral, há dificuldade com mobilidade, flexibilidade, condicionamento, respiração, além de incômodo muscular”, explica Ana Carmélia, educadora física e gerente do Programa Lazer no Sesc-CE.

Questionada acerca do tempo em que um ex-sedentário leva para se integrar no esporte escolhido, Carmélia explica que essa adaptação é relativa e que aspectos como idade, histórico de atividades físicas e individualidade biológica é que a norteiam. “Caso o aluno não venha com alguma indicação de qual esporte iniciar, a partir do teste de flexibilidade e considerando seu histórico, por exemplo, nós vemos em que atividade ele se encaixaria melhor e sugerimos”, reforça.

A educadora enfatiza que, em paralelo, é necessário seguir um estilo de vida e de alimentação considerado saudável, estar sempre em movimento e zelar por momentos de lazer com amigos, família. “É ideal que haja zelo com horários e que as rotinas sejam regradas”, finaliza.

Lazer no Sesc
Ao formar um quarteto cuja base são atividades de recreação, turismo, esporte e educação, o sistema Fecomércio, a partir do Sesc, lança mão do Lazer, iniciativa que traz aos beneficiários atendidos a possibilidade de participar de campeonatos, gincanas, excursões e passeios organizados pela instituição. Em Fortaleza, o projeto pode ser conhecido mais de perto no complexo de salas e espaços de atividades físicas da Unidade Fortaleza, localizada na rua Clarindo de Queiroz, no bairro Centro.