(Foto: Júlio Caesar/O POVO)

A Monsenhor Tabosa, corredor comercial fortalezense que soma 38 anos de atividade e aproximadamente 200 lojas, acaba de ser agraciada com o selo Loja Amiga do Turista, premiação concedida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Prefeitura de Fortaleza. O certificado é fruto de um processo de capacitação junto aos profissionais locais, com foco na melhoria dos serviços de atendimento e informação aos turistas. De acordo com a Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), a conquista contribui, entre outros setores, para o turismo da Capital.

Presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), Cid Alves diz que o selo é um “reconhecimento da importância da Monsenhor Tabosa, uma das primeiras ruas que trabalharam com força para a projeção e para a economia local”. Ele pondera que essa avenida compõem o setor do comércio de bens e serviços da Cidade, o qual, ao longo dos anos, conseguiu manter o maior percentual de mão de obra empregada de Fortaleza. “Nós somos a locomotiva mesmo. Sem nenhum benefício fiscal, conseguimos seguir com esse status”, reforça.

Para Circe Jane Teles, presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Fecomércio-CE, a conquista desse selo é um incentivo ao comércio e reflexo de uma inter-relação do setor enquanto beneficiário e colaborador da cadeia produtiva. “A partir do momento em que o sistema Fecomércio, em sintonia com a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e agregando entidades que regem o comércio, viabiliza medidas que vão numa linha de ação para além das pesquisas, os resultados são vistos”, diz.