A solenidade, uma realização do Sistema Fecomércio-CE, homenageia o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, Espedido Seleiro e Fábio Zech 


Edição 2017 – Foto: João Filho/O POVO

Nesta segunda, 21, acontece no Lulla’s Plazzá, a partir das 19h, a solenidade de entrega da Medalha Clóvis Arrais Maia, concedida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE). Na ocasião, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), será homenageado com essa que é a maior honraria do comércio cearense,
a Medalha Clóvis Arrais Maia. Na mesma ocasião, Espedito Seleiro, artesão em couro e mestre da cultura tradicional popular, receberá a Comenda João Luiz Ramalho – Sesc. Advogado e titular da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRT), Fábio Zech será agraciado com a Comenda José Leite Martins – Senac.

A medalha é entregue anualmente a personalidades com trabalhos reconhecidos em prol do desenvolvimento do comércio e do bem-estar da população cearense. Na edição de 2018, o Sistema Fecomércio no Ceará comemora ainda seus 70 anos de atividades no Ceará e nomeia oficialmente sua nova diretoria, que estará à frente da entidade até 2022.

Desde 1992, o sistema Fecomércio-CE escolhe personalidades que foram destaques no Ceará e lhes destina a medalha Clóvis Arrais Maia. Nos anos 1990, empresários e políticos dominaram o evento, a exemplo dos senadores Luis Pontes (1997) e Mauro Benevides (1996). Em 2000, o empresário da construção civil Pio Rodrigues Neto recebeu a medalha e em 2001 o senador Tasso Jereissati foi homenageado. O ex-governador Lúcio Alcântara foi agraciado em 2004 e Deusmar Queiroz, do grupo Pague Menos, na edição 2008.

Nesta década, entre os contemplados, estão os empresários Ivens Dias Branco (2014) e João Carlos Paes Mendonça (2015). Yolanda Queiroz recebeu a medalha no ano 2016 e em sua última edição (2017) a comenda homenageou o senador e presidente do Congresso Nacional Eunício Oliveira.

Os agraciados de 2018

Ao homenagear o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, a medalha reconhece seus esforços em prol do reordenamento do comércio no centro da Cidade – destaque para as obras de requalificação da rua José Avelino, a flexibilização do horário de funcionamento do comércio e as alterações na Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos).

O artesão do couro Espedito Seleiro é da região do Cariri e foi reconhecido como Mestre da Cultura pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE). Filho do criador da sandália de Lampião, suas obras em couro são vendidas para todo o mundo. Em 2005, o cearense foi convidado para participar da São Paulo Fashion Week (SPFW), em desfile para a grife Cavalera.

Fábio Zech Sylvestre é advogado, professor acadêmico e titular da SRT do Estado do Ceará. É conselheiro do Senac-CE e parceiro dessa entidade no Projeto Abrigar, iniciativa social que oferece a jovens de casas de acolhimento e orfanatos de Fortaleza qualificação profissional.

Quem foi Clóvis Arrais Maia
Cearense, natural de Campos Sales, Clóvis Arrais Maia destacou-se pela liderança em instituições representativas do comércio cearense, com destaque para sua gestão como presidente do Sistema Fecomércio no Ceará.