Segmento local ganha força com iniciativas como Hub e celebra preferência dos turistas. Consultora Senac-CE fala sobre expectativas para o setor


Foto: Reprodução / Site ALCE

O Ceará acumula diversas razões para celebrar os bons ventos no turismo. As operações do Hub da Air France/KLM/Gol em Fortaleza, que se iniciaram este mês, são vistas com bons olhos por diversos setores diretamente relacionados ao segmento e uma das ferramentas para que ele continue em expansão. Segundo levantamento do buscador de viagens Voopter, a Cidade foi o segundo destino brasileiro mais procurado para o Réveillon 2018, perdendo apenas para o Rio de Janeiro.

Ainda em relação à busca e consulta de preços de passagens aéreas nesse aplicativo, pesquisa realizada nos primeiros meses deste ano apontou Fortaleza como sétimo destino mais procurado do Brasil – uma posição acima da última edição do mesmo levantamento. Segundo operador local de turismo, a Capital é o terceiro destino mais procurado nacionalmente para as férias de julho deste ano.

Os bons números da capital se refletem também em outros destinos do Estado. A praia cearense Jericoacoara, um dos principais destinos turísticos nacionais, recebeu este último mês de fevereiro, do Ministério do Turismo, a certificação A na categorização do turismo nacional. A inauguração do Aeroporto Regional de Jericoacoara, que já opera dez voos por semana, deve impulsionar ainda mais o turismo na cidade litorânea – a expectativa é de que o equipamento possa operar internacionalmente em breve. Na outra ponta do Ceará, em Aracati, os voos comerciais para o Aeroporto Dragão do Mar têm previsão para iniciar em julho próximo.

O número de cruzeiros marítimos que aportaram na capital cearense entre 2017 e o começo de 2018 também se mostrou uma surpresa positiva: foram 12 navios, que trouxeram mais de 16 mil visitantes à Cidade – um incremento de 20% no setor em relação ao último levantamento, pondera a Secretaria Municipal do Turismo (Setfor).

Cintia Oliveira, consultora de produtos educacionais de turismo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), explica que nesse momento o setor vive um momento de expectativas no Estado. “A chegada do Hub vai permitir maior interação com empresários e potenciais investidores estrangeiros da França e Holanda, aumentando as oportunidades de empregos e negócios nos diversos setores. O turismo de negócios, possibilita a diminuição da sazonalidade da atividade turística e promove a ocupação dos hotéis durante todo o ano. O que esperamos, agora, é que haja mais investimentos na qualificação dos profissionais do setor, garantido assim serviços de qualidade”, afirma.

Deve haver ainda aumento na procura por aperfeiçoamento em cursos de Idiomas por parte dos profissionais que já atuam no mercado como, por exemplo, nas empresas de Receptivo Turístico. “É essencial que os profissionais estejam preparados para esse momento, se comunicando bem em um segundo idioma”, acredita Cintia.