Adotar a gestão ambiental propicia segurança dos processos e evita autuações. Senac/CE oferece consultoria na área


Foto: Divulgação

Ser uma empresa sustentável e ter compromisso socioambiental vai muito além da coleta seletiva dos materiais: abrange outras etapas como transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada. Para grandes e médias empresas, essa necessidade passa pela implantação de Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Ciente desta demanda do comércio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) tem oferecido consultorias e auxiliado empresas a entrarem em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela lei federal 12.035/10.

Destinada aos diversos segmentos, a consultoria da instituição já atendeu a mais de 200 empresas de 2015 até hoje, de acordo com o gerente de negócios estratégicos do Senac/CE, Ronny Sudário. “Um empreendimento que tem uma estrutura capaz de equilibrar e integrar interesses econômicos e ambientais pode alcançar vantagens competitivas e conseguir o Atestado de Boas Práticas em Resíduos Sólidos, demonstrando comprometimento da administração para atender aos requisitos legais”, explica.

Uma história de bons resultados
Para atender à legislação, o restaurante Dom Churrasco, localizado em Fortaleza, realiza, também desde 2015, métodos e estratégias de responsabilidade ambiental que tiveram início a partir de uma consultoria promovida pelo Senac/CE, por meio do atendimento corporativo. “A consultoria foi muito importante para nossa empresa, porque gerou uma conscientização nos nossos funcionários do valor de respeito ao meio ambiente. O programa nos deu muito suporte, visitou todos os setores, realizou treinamentos e fez até um plano de ação para a casinha do lixo”, explica a nutricionista do restaurante, Layslania França, que participou da implantação do PGRS desenvolvido pelo Senac/CE.

Como se dão as soluções ambientais
Atuando em todo estado do Ceará com sua equipe multidisciplinar, o Senac/CE dispõe de consultores capacitados, que buscam soluções de acordo com o diagnóstico das necessidades educacionais de cada empresa. Estas ações vão desde a elaboração de documentos para adequação legal até a implantação de metodologias de trabalho e procedimentos buscando soluções inovadoras e adequação ao mercado.

O processo de consultoria tem duração de dois a três meses, no qual a instituição estuda o perfil de cada empreendimento, faz o diagnóstico e desenvolve o treinamento de acordo com a realidade e as necessidades de cada negócio. “Após a correção das não-conformidades e implantação dos processos, elabora-se o PGRS. A partir de então, a empresa está apta a receber a auditoria de conformidade do Programa de Boas Práticas de Resíduos Sólidos”, esclarece Ronny.

Saiba mais sobre a Lei
A prática de hábitos sustentáveis pelos diversos setores sociais para dar o tratamento adequado aos materiais descartados, assim como a prevenção por meio do consumo consciente, são normas propostas pela legislação, que tem por finalidade compartilhar a responsabilidade entre os geradores de resíduos sólidos.

A Lei 12.305/10, que instituiu a PNRS, determina a criação da logística reversa, e obriga fabricantes, importadores, distribuidores e vendedores, a recolher e dar destinação correta aos resíduos sólidos, como as embalagens usadas. A medida vale para todos os setores e estabelece ainda responsabilidades compartilhadas e o fim dos lixões. As empresas que deixarem de cumprir as determinações legais estão sujeitas a autuações e a multas, que vão de R$ 5.000 mil a R$ 50 milhões, segundo o artigo 62, inciso XII do Decreto Federal 6.514/2008.

Serviço
Consultoria para implantação de Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)
Mais informações: (85) 32705472 / 5475 (Fortaleza e Região Norte do Estado) / (88)35664790 Cariri e Região Centro Sul do Estado / email: atendimentocoorporativo@ce.senac.br