Apoiando a cultura e incentivando a produção artística do Ceará, o Sesc segue cumprindo sua missão reconhecida no histórico de 70 anos


Foto: Divulgação

Para o Sesc, garantir o acesso à cultura é uma das maneiras mais efetivas de promover a inclusão, educar percepções, diminuir as desigualdades sociais e garantir a construção de uma sociedade mais justa. Desta forma, a instituição que integra o Sistema Fecomércio mantém, no Ceará, mais de seis mil atividades das múltiplas linguagens artísticas, realizadas anualmente nos 184 municípios do Ceará. Somente no âmbito do Programa Cultura são destinados investimentos que correspondem a aproximadamente 10% do orçamento anual, o que consolida o Sesc Ceará como uma das instituições de caráter privado, mantida pelos empresários do comércio, que mais contribui com a cultura no Estado.

O Sesc Ceará também tem conquistado destaque nacional com inúmeros projetos locais. Entre eles estão a Mostra Sesc Cariri de Culturas – que em sua 19ª edição contou com a participação de mais de 2.500 artistas de todo Brasil nas 28 cidades do sul do Ceará – consolidando-se como um dos maiores eventos culturais do Brasil, referência na interiorização da cultura. Em 2017, o Sesc Sonoridades, que acontece em todas as Unidades Sesc pelo Estado, realizou 479 apresentações, alcançando um público de 287.720 pessoas.

A Semana Sesc de Artes Integradas acontece em alusão ao Dia Mundial do Circo (27 de março) promovendo o encontro entre as linguagens artísticas e reuniu só este ano 64 grupos e mais de 18 mil pessoas em praças, escolas e teatros pelo Ceará. Outros tantos projetos podem ser citados, a exemplo das Tradições Populares, que integram essa rede de promoção ao desenvolvimento das diversas linguagens da arte e fomentam a formação de novas plateias.

Importante ressaltar que, nos últimos anos, mesmo diante da conjuntura econômica que o País vivencia, provocando a diminuição dos investimentos, o desemprego, a redução no número de empresas do comércio, e com isso, a queda na arrecadação destinada as instituições do Sistema S, o Sesc Ceará tem viabilizado sistematicamente sua programação e mantido sua pluralidade nas artes cênicas (teatro, dança e circo), artes visuais, audiovisual, literatura, música, tradição popular e biblioteca.

Na busca por contribuir cada vez mais com a cultura, o Sesc reafirma o compromisso com a sociedade (público e artistas) promovendo democraticamente o acesso ao que se produz culturalmente no cenário local, estadual e nacional. Para tanto, as atividades são realizadas com baixo ou nenhum custo de acesso, proporcionando amplo alcance a todos. Na última edição do Estacionamento da Música, dois empresários contribuintes assistiram ao show da cantora Fafá de Belém e conheceram de perto como a contribuição da artista gera lazer e cultura para milhares de cearenses. O projeto Estacionamento da Música é um dos que promove o acesso à cultura por meio de apresentações de estilos e gêneros variados, com compositores e músicos de renome nacional e local. As apresentações acontecem nas Unidades Fortaleza, Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte do Sesc e na Colônia Ecológica Sesc Iparana.

Formação de artistas e de plateia
Para muitos artistas, o Sesc Ceará é porta de entrada para sua trajetória profissional. É o caso da companhia chamada Laguz Circo. Integrada por Felipe Abreu e Romina Sanchez. A companhia surgiu em 2013 e desde o início de seu surgimento vem trabalhando com a entidade. Com o espetáculo “Pedra no Sapato”, a companhia entra em cartaz este mês no Teatro Sesc Emiliano Queiroz.

“Entendemos a instituição como um dos principais fomentadores de cultura do Brasil. Com o Sesc trabalhamos tanto na capital fortalezense como no interior e recentemente em outros estados”, assegura Abreu. “A gente acha ótimo por conseguir atingir público no interior, nas escolas, em alguns projetos específicos em comunidades, instituições o que faz parte da proposta da companhia”, completa. A trapezista e sanfoneira Romina, que faz dupla com Felipe enfatiza a formação de plateia como um potencial explorado pelo Sesc. “Em todos esses projetos, nos sentimos muito felizes e satisfeitos por serem projetos com público certo e garantido”.

Em âmbito Nacional
Em projetos nacionais tais como Palco Giratório, Sonora Brasil, Concertos Sesc Partituras, Mostra Sesc de Cinema e Arte da Palavra, o Sesc Ceará, anualmente, leva à análise das equipes de curadoria trabalhos artísticos, nomes de grupos e artistas cearenses para que possam realizar circulação nacional. Para esses projetos, a seleção é totalmente conduzida por curadoria nacional, tendo em vista o alinhamento com propostas temáticas e conceituais de cada um deles, não havendo critério de regionalidade.

Em 2018 o Sesc Ceará teve representação inclusive na curadoria do Sesc na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e na subcomissão de curadoria do Prêmio Sesc de Literatura do Departamento Nacional do Sesc, que tem como principal objetivo revelar novos talentos e promover a literatura nacional. Nomes Trabalhos artísticos como “Avental Todo Sujo de Ovo”, do Grupo Ninho de Teatro do Cariri; “Palafita”, do Grupo Fuzuê; “À Beira de…”, da bailarina e coreógrafa Silvia Moura; “Diga Que Você Está De Acordo! – Máquinafatzer”, “O Cantil”, “João Botão”, “Leonce e Lena” e “Répéter”, do Grupo Teatro Máquina; “Romeu e Julieta”, do Grupo Garajal, Grupo Coco do Iguape, Silvero Pereira, Grupo Pavilhão da Magnólia, os escritores Manoel Casqueiro, Geraldo Amâncio e Ana K estão entre os contemplados que puderam levar a arte cearense pelo Brasil.

Na programação diária
Para que a programação do Sesc Ceará aconteça diariamente, os artistas são parceiros fundamentais na garantia da pluralidade e no intercâmbio de mensagens, ideias, linguagens que a arte possibilita de forma expressiva e acessível. Assim, mensalmente, a instituição recebe propostas de trabalhos que devem incluir release, fotos, vídeo do trabalho, mapa do palco e especificações técnicas, entre outras documentações.

Na sequência, uma seletiva multidisciplinar avalia os trabalhos, conforme o alinhamento com a política cultural do Sesc, norteada pelos princípios da diversidade e dos direitos culturais, com ênfase nos processos de criação e experimentação nas diversas linguagens artísticas. O Sesc também disponibiliza canal aberto com a classe artística, mantendo representantes da instituição em organizações do segmento a exemplo do Fórum Cearense de Teatro, Conselho de Políticas Culturais de Fortaleza e Conselho Estadual de Cultural.

Viabilidade e sustentabilidade
Consciente da importância da cultura como ferramenta educativa e como valor em si na transmissão da arte e de suas linguagens, o Sesc Ceará busca formas sustentáveis de continuar sendo uma das instituições privadas que mais investem na área. Para tanto, vem realizando uma série de estudos de viabilidade a fim de garantir a sustentabilidade das ações e a melhoria no orçamento destinado aos cachês dos artistas, frente aos novos desafios econômicos nacionais e mundial.