Com início em julho deste ano, esses vão de planejamento pessoal à arte de falar em público. Consultor da instituição argumenta a importância de vincular atributos à carreira


Foto: Divulgação

Com o mundo e o mercado de trabalho em constante transformação, não é difícil imaginar que os perfis pessoal e profissional precisam ser diferentes dos ditados décadas atrás. Flexibilidade, inteligência emocional e multidisciplinaridade são elementos que devem fazer parte da lista de atributos de quem, na contemporaneidade, vai dar início, estabilizar ou mesmo guinar a carreira. Com a demanda, é fundamental também se preparar nesses segmentos

“Quando você compreende melhor seus objetivos, aonde quer chegar e, principalmente, o que lhe faz feliz, fica mais fácil alinhar sua vida pessoal com seu fazer profissional. Em outras palavras, você vai fazer o que gosta todos os dias e o seu trabalho passará de uma obrigação para um prazer diário, pois a sua missão de vida e a missão da empresa na qual você trabalha estão seguindo no mesmo caminho”, explica Wagner Forte, consultor de produtos educacionais do Senac Ceará, na área de Gestão e Negócios.

Pode, entretanto, não haver clareza sobre as características que compõem cada uma de ambas vertentes e ele esclarece que essas se complementam. Forte pontua que o desenvolvimento pessoal consiste em elaborar um planejamento considerando pontos fortes e fracos, entre outras qualidades, e estabelecer prazos para o desenvolvimento constante, sempre entendendo o cenário em que se está inserido.

“Quando se insere a articulação do pessoal na vida profissional, percebemos que é preciso desenvolver outros conhecimentos, habilidades e atitudes para organização do fazer laboral. É fundamental observar valores éticos, características da cultura, postura profissional de respeito no convívio, no estabelecimento de relações interpessoais harmoniosas, com qualidade da prestação dos serviços (trabalho), no cuidado com a saúde e no meio ambiente”, explica o especialista sobre aspectos que devem ser inseridos na postura profissional.

A importância da multidisciplinaridade
Tida como um dos atributos que, atualmente, têm peso ímpar no momento da contratação e no desenvolvimento da carreira, a multidisciplinaridade reflete-se no conhecimento que se tem acerca de diferentes assuntos e muitas vezes é alcançada por meio de aperfeiçoamentos profissionais. “O profissional tem que ser muito bom no fazer, saber se comunicar e se relacionar, além de possuir conhecimentos gerais (arte, cultura, cenário político, economia etc), tornando-se um profissional com uma visão mais ampla do mundo do trabalho”, referencia Forte.

Ele, contudo, alerta que é preciso não confundir multidisciplinaridade com o “fazer tudo”. “O que as empresas buscam é o profissional com profundo conhecimento em sua área, porém com conhecimento do ambiente onde vive, de sua comunidade, da empresa onde trabalha”, acrescenta.

Cursos Senac/CE iniciam em julho próximo
Entre julho e agosto próximos, a unidade Centro do Senac-CE oferece três cursos cursos livres para quem pretende investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional. “Planejamento Estratégico Pessoal” e “Empreendendo sua Carreira”, com carga total de aulas de 20 horas, acontecem entre 7 de julho e 4 de agosto. Há ainda oferta de aperfeiçoamento para quem deseja melhorar na “Arte de Falar em Público”, que no total conta com 30 horas de aulas, e acontece entre 2 e 13 de julho. Os valores de cada um deles podem ser consultados pelo número (85) 32705400. Mais informações em cursos.ce.senac.br.

Serviço
Cursos Senac-CE que se iniciam em julho de 2018
“Planejamento Estratégico Pessoal”: de 7 de julho a 4 de agosto (carga horária total: 20 horas)
“Empreendendo sua Carreira”: de 7 de julho a 4 de agosto (carga horária total: 20 horas)
“A Arte de Falar em Público”: de 2 a 13 de julho (carga horária total: 30 horas)
Mais informações: (85) 32705400 / cursos.ce.senac.br.