O grupo percorre o País levando música instrumental a diversos municípios (Foto: divulgação)

O grupo União Josefense (SC) encanta o público de Fortaleza, Viçosa do Ceará, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte e fortalece a história da música

O ritmo forte da percussão e o som dos metais de sopro fazem do show da Sociedade Musical União Josefense uma experiência incrível. O grupo foi um dos quatro selecionados para percorrer o País no Sonora Brasil Sesc. O projeto chega ao Ceará para apresentações gratuitas, entre os dias 18 e 23 de julho, nas cidades de Fortaleza, Viçosa do Ceará, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte.

A cada apresentação, o grupo transita entre a música popular e erudita. Marchas, hinos e dobrados estão no repertório instrumental, que fortalecem a memória histórica da música marcial brasileira.

Com o tema “Bandas de Música: formações e repertórios”, a Sociedade União Josefense (SC) circula desde o ano passado pelo País com o Sonora Brasil Sesc, iniciativa que desenvolve a formação de novos ouvintes musicais e a ressignificação das manifestações musicais.

A qualidade e a diversidade da música brasileira são outras características do projeto que contribuem para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc visando à formação de plateia e o fortalecimento do fazer artístico.

União Josefense

Fundada em 1876, a partir da fusão de três antigas bandas, a União Josefense é uma das mais antigas do estado de Santa Catarina e está sediada na cidade de São José, na Grande Florianópolis. Formada por 28 músicos, desenvolve repertório variado, transitando por arranjos e adaptações de música popular e erudita, mas também domina repertórios tradicionais que envolvem marchas, hinos, dobrados e músicas ligadas a festividades religiosas.

Sonora Brasil

O Sonora Brasil é considerado o maior projeto de circulação musical do País, realizando aproximadamente 450 concertos por ano, passando por mais de 100 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos. O projeto possibilita às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc visando à formação de plateia. Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e, consequentemente, estimulando suas carreiras.

O Sonora Brasil busca despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão da música no País, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes.

Serviço:
Sonora Brasil

Fortaleza
Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, 1701 – Centro)
Data: 18/7
Horário: 19h
Informações: (85) 3464 9326

Viçosa do Ceará
Local: Teatro Dom Pedro II (Rua Lamartine Nogueira , S/N – Centro)
Data: 19/7
Horário: 19h30
Informações: (88) 3611 0954

Iguatu
Local: Auditório Unidade Iguatu do Sesc (Rua 13 de Maio, 1130 – Centro)
Data: 21/7
Horário: 19h
Informações: (88) 3581 1130

Crato
Local: Vila da Música (Av. José Horácio Pequeno, 1366 – Belmonte)
Data: 22/7
Horário: 9h30
Informações: (88) 3523 4444

Juazeiro do Norte
Local: Teatro Sesc Patativa do Assaré (Rua da Matriz, 227 – Centro)
Data: 23/7
Horário: 19h
Informações: (88) 3587 1065