Por meio de contação de histórias, oficinas e acervo em constante atualização, bibliotecas do Sesc/CE são formas acessíveis de estimular o hábito da leitura nos pequenos. Foto: Jr. Panela

 

A leitura é parte fundamental do desenvolvimento infantil. Além de auxiliar o processo de alfabetização, a prática leva conhecimento de novas histórias para a imaginação dos pequenos. Nas bibliotecas infantis do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/CE), além da possibilidade das crianças lerem no local, as bibliotecas possuem programação de leitura e oficinas voltadas para o público infantil.

De acordo com Hercilia Sombra, assistente de biblioteca do Sesc/CE, o atendimento às crianças ocorre assim que uma chega a alguma das unidades. Ou seja, independente do número de pessoas no local, atividades de leitura são desenvolvidas. Além do acesso ao acervo, as crianças e pais que possuírem o cartão Sesc têm direito de levar até três livros para casa, durante o período de 14 dias. Hercilia diz que alguns leitores não chegam a passar nem dois dias com os livros, voltando sempre com frequência em busca de mais títulos.

Em Fortaleza, três bibliotecas estão abertas ao público, sempre com programações de estímulo à leitura, como contação de histórias. Nessas atividades, a assistente explica que não há teatralização, pois “o artista é o livro”. A intenção, diz, é de formar pequenos leitores que venham a ser adultos leitores. “Podemos atender até 30 crianças. Trabalhamos também em escolas, ONGs, vamos até esses locais. Esse trabalho é que todas as bibliotecas do Sesc/CE desenvolvem, tanto no interior como em Fortaleza”, destaca. No interior, nove espaços prestam os mesmos serviços, nos municípios de Crato, Iguatu, Sobral, Juazeiro do Norte, Aracati, Crateús, Ibiapina, Quixeramobim e São Gonçalo do Amarante.

Hercilia também ressalta que os responsáveis pelas crianças devem buscar sempre levar os pequenos para conhecerem os espaços. “A criança é incentivada pelo adulto que a conduz. Se o adulto não traz, ela não tem oportunidade de participar das atividades culturais na cidade”. Além dos livros, os locais possuem acervos de revistas e filmes.

Outro projeto de estímulo à leitura é o BiblioSesc, que leva livros em um caminhão personalizado para a leitura. O projeto percorre tanto bairros de Fortaleza como cidades da região metropolitana. A programação é mensal e pode ser consultada no site do Sesc/CE.

 

Serviço

Bibliotecas infantis do Sesc/CE em Fortaleza

Biblioteca Rachel de Queiroz
Onde: rua Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro
Quando: de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h
Contato: (85) 3452 9088

Biblioteca Romeu Aldigueri
Onde: rua 24 de Maio, 692 – Centro – Fortaleza-CE
Quando: de segunda a sexta, das 8h às 20h. Sábados, das 9h às 13h
Contato: (85) 3455 2115

Espaço Mais Infância
Onde: Praça Luíza Távora – av. Santos Dumont, 1589 – Aldeota
Quando: de terça a domingo, das 16h às 19h