Em maio, os professores passaram por capacitação para se alinharem ao novo modelo de ensino Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foto: Divulgação

 

Com seis unidades espalhadas pelo Ceará, as escolas há mais de 20 anos atuam para auxiliar na formação dos jovens.

Em busca de manter o currículo sempre atualizado e nos conformes das diretrizes do Ministério da Educação, as Escolas Educar Sesc já estão com corpo docente capacitado para utilizar o novo modelo de ensino Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com foco no desenvolvimento pessoal dos estudantes, a abordagem mais humanista já é praticada no cotidiano das Escolas.

No mês de maio, os professores das Educar Sesc participaram de um seminário sobre a BNCC, como forma de aprender como aplicar as novas diretrizes solicitadas. Para Wládia de Medeiros, diretora da Educar Sesc Fortaleza, o novo modelo pedagógico traz autonomia ao aluno. “As competências socioemocionais capacitam os estudantes para que possam buscar o que desejam, a tomar decisões, estabelecer objetivos e buscar alcançá-los para serem protagonistas do seu próprio desenvolvimento”, explica.

De acordo com Wládia, a formação ética dos jovens é fundamental para que sejam “capazes de construir relações sociais mais justas e solidárias”. O conhecimento científico, diz, não pode ser deixado de lado no processo. Entre as mudanças aplicadas por conta do BNCC, diz a diretora, estão o estímulo às competências socioemocionais, como a curiosidade intelectual, o exercício da empatia e o autoconhecimento. “As escolas também terão o desafio de adequar os métodos de ensino de acordo com o novo documento e incluir metodologias que aproximem as diversas áreas de conhecimento”.

As Escolas Educar Sesc atendem prioritariamente a alunos que possuam o cartão Sesc. O passo a passo para realizar a solicitação está no site do Serviço. O período de pré-inscrições de novos alunos ocorre nos meses de setembro e outubro, sendo resguardadas as vagas de veteranos. Todo o cronograma é divulgado no site da instituição. São seis unidades das Escolas Educar Sesc no Ceará. Duas em Fortaleza e outras nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Sobral e Iguatu.

Escolas Educar Sesc no Ceará

Escola Educar Sesc Fortaleza – Infantil 3 ao 5º ano do Fundamental
Onde: rua José Jatahy, 813 – Farias Brito
Contato: (85) 3206 6050

Escola Educar Sesc de Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano
Onde: Av. João Pessoa, 5920 – Damas
Contato: (85) 3292 0100

Escola Educar Sesc Renato Aragão – Infantil 3 ao 5º ano
Onde: rua Dom Lourenço, 855 – Junco – Sobral
Contato: (88) 3611 0827

Escola Educar Sesc Iguatu – Infantil 3 ao 5º ano
Onde: rua 13 de Maio, 1130 – Centro
Contato: (88) 3581 1130

Escola Educar Sesc Crato – Infantil 3 ao 5º ano
Onde: rua André Cartaxo, 443 – Centro
Contato: (88) 3586 9165

Escola Educar Sesc de Ensino Fundamental Juazeiro do Norte – Infantil 3 ao 5º ano
Onde: rua José Marrocos, 226 – Santa Teresa
Contato: (88) 3511 8217