O Mesa Brasil Sesc Fortaleza atende municípios da região metropolitana e do interior do Estado

Programa leva alimentos e capacitação para entidades parceiras. Papel dos doadores é fundamental para continuidade do serviço

Com milhões de famílias brasileiras ainda com problemas na obtenção de alimentos, programas e iniciativas que auxiliem a reduzir essa condição são fundamentais para a melhoria da vida dessas pessoas. Com 15 anos de trajetória, o Mesa Brasil Sesc, por meio da doação de fornecedores, leva toneladas de alimentos todos os anos a instituições que prestam trabalhos de auxílio a pessoas em situação vulnerável.

Apesar da sede ser referente a Fortaleza, o Mesa Brasil atende municípios da região metropolitana e cidades do interior do Estado, como Russas e Quixeramobim. Somente na Capital, já foram doadas mais de uma tonelada de alimentos no período de janeiro a junho de 2018. No mesmo intervalo, 75 mil pessoas foram agraciadas com as doações.

De acordo com Marília Pimentel, supervisora assistencial do Mesa Brasil Fortaleza, o núcleo municipal atende 189 entidades sociais de diversas naturezas, entre escolas, creches, abrigos de idoso, de crianças, casa de recuperação e outros. A supervisora ressalta que os produtos doados estão ideais para consumo. “Por exemplo, uma fazenda de melão que atua no ramo da exportação. Aquele melão que não saiu no tamanho que o exterior precisa, ele é doado para nós, mas está em perfeito estado. Até melhor que os melhores que são vendidos nos supermercados. É próprio para o consumo humano, dentro da validade.”

Outro ponto abordado por Marília é de que o Mesa Brasil não fornece apenas alimentos, mas demonstra formas de fazer o produto render. “As entidades que atendemos pegam as doações, que estão in natura, ou seja, não foi transformado em refeição, e a entidade que leva e as transforma em refeição para as pessoas”. Receitas de bolos, pudins, iogurtes estão entre os ensinamentos passados pelo programa. O aprendizado funciona também como forma de capacitar profissionalmente algumas pessoas atendidas.

Papel do doador

Para empresas e instituições que prestam apoio ao Mesa Brasil Sesc, o retorno dado pelo serviço funciona na forma de auxiliar os colaboradores das empresas. Marília conta que, durante uma eventual Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat), o Serviço Social do Comércio (Sesc) pode levar massoterapeutas, ginástica laboral e orientação nutricional para os trabalhadores da empresa doadora.

Pioneirismo

No Ceará, o programa Amigos do Prato desempenhou função semelhante ao Mesa Brasil, tornando o Estado pioneiro no ramo da distribuição de alimentos a entidades parceiras, até ser substituído pelo projeto atual. Em escala nacional, a média de doações é de 42 milhões de quilos. Roupas, livros e outros objetos também podem ser doados, com exceção de dinheiro em espécie. Nesse caso, o valor precisa ser convertido em alimentos para fazer parte do Mesa Brasil.

Serviço
Mais informações e formas de doar:
(85) 3318 4925
sesc.com.br/portal/site/mesabrasilsesc/home/