O curso “Boas práticas no Serviço de Alimentação”, de 60 horas, é uma boa opção para quem procura capacitação na área. Foto: divulgação

 

Cada comida tem um tipo específico de bactérias que pode resultar em contaminação. Por isso, utilizar uma superfície de corte diferente para cada tipo de alimento é fundamental para evitar problemas. Outra orientação alimentar é a já popular necessidade de manter mãos e artefatos de cozinha devidamente higienizados. Produtos perecíveis, depois de abertos, passam a ter uma data de validade mais curta que a apresentada no rótulo. E para abrir um negócio na área de alimentação, é importante conhecer a legislação sanitária para o setor.

Dicas dessa natureza, apresentadas em um viés profissional, podem ser conferidas no curso “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos”, com duração de 20 horas/aula, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE). De nível básico, a formação é direcionada a profissionais que atuem direta ou indiretamente na manipulação de alimentos, e interessados em geral. É o que explica Deborah Mendes, instrutora do Senac/CE. “Nas aulas, nós analisamos desde seleção de fornecedor, preparo, armazenamento, até a hora de servir, falamos de todas as etapas. O nosso curso é referência, regulamentado e reconhecido pelo MEC, e tem um peso maior na hora de se inserir no mercado.”

Para empresários ou para quem deseja empreender, o curso é ainda ótima oportunidade de capacitação, explica a instrutora do Senac/CE. “Eu recebo pessoas que já estão na área, mas que não sabem, por exemplo, que existem regras para trabalhar com comida, achavam que era só abrir uma lanchonete e pronto. Existem leis que regulamentam”, reforça.

Para quem procura um curso mais completo, a opção é o “Boas práticas no Serviço de Alimentação”, de 60 horas. Há vagas abertas também para turmas de “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para Responsável Técnico” (20H), “Elaboração do Manual de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos” (20H), Rotulagem Nutricional” (20 H), e “Controle de Qualidade no Setor Alimentício” (24 H). No site é possível conferir os requisitos mínimos exigidos para cada curso.

Serviço
Curso Boas Práticas no Serviço de Alimentação
Onde: Senac Centro – Av. Tristão Gonçalves, 1245
Quando: A partir de 10/09
Quanto: R$ 240,00 ou em até 2X R$ 120,00
Mais informações: (85) 3270 5400 / (85) 3433 3884
cursos.ce.senac.br/curso/seguranca-alimentar