As obras de Wellington de Medeiros (foto), Cláudio Montanari, Jonas Esteves, Keyla Sobral, Zé de Maria e Nilton Tirotti estão na Exposição O Designo e a Matéria.

Exposição “O Designo e a Matéria” circula por Juazeiro do Norte, Iguatu, Crato e Fortaleza entre os meses de agosto e dezembro

O Sesc Ceará recebe, neste semestre, a exposição de artes audiovisuais “O Designo e a Matéria”. Feita com curadoria do Departamento Nacional do Sesc, o acervo circula pelo país há quatro anos mostrando dez obras de arte contemporâneas concebidas por seis artistas brasileiros. De agosto a dezembro, o acervo passará por Juazeiro do Norte, Iguatu, Crato e Fortaleza.

Como propõe o título da exposição, a intenção de cada artista é materializada em diferentes suportes, como tecidos, telas de computador, acrílico, papelão, entre outros. As peças de arte carregam interpretações sobre o corpo, tempo, territórios, identidades, memória, entre outras temáticas.

O acervo

Na obra “Controles”- Tecnologias, de Cláudio Montanari, o artista plástico radicado na cidade de Palmas (TO) opta pela serigrafia sobre papel para compor a sua proposta criativa. Já na série “Desenho em Movimento”, de Keyla Sobral, a artista incorpora novas mídias à exposição de arte contemporânea, ao exibir desenhos em formato GIF na tela de um tablet. A imagem “Divino Menino Deus”, obra de Zé de Maria, está impressa sobre tecido, sobrepondo figuras e referências em mosaico.

“A exposição é composta por diferentes artistas, em diversas linguagens, uma mistura de técnicas da arte contemporânea no Brasil. São trabalhos independentes que vão dialogar com os produtores e apreciadores de arte”, explica Sérgio Magalhães, supervisor de Cultura da Unidade do Sesc em Juazeiro do Norte.

“O Designo e a Matéria” é parte da coletânea “Confluências: arte em intercâmbio”, acervo de 27 obras de arte contemporâneas brasileira, selecionadas por curadores do Departamento Nacional do Sesc. Os desenhos, fotografias, vídeos, objetos, pinturas foram criados por artistas de todas as regiões do País, já foram expostos em seis estados brasileiros.

Circulação pelo Estado

Na unidade do Sesc em Juazeiro do Norte, as obras podem ser visitadas até 27 de agosto, de 14 às 21h. Em seguida, a exposição segue para Iguatu e fica em cartaz de 4 de setembro a 25 de outubro, no centro de convivência do Campus Multi-institucional Humberto Teixeira, onde estão instalados cursos da Universidade Estadual do Ceará e da Universidade Regional do Cariri. Na cidade do Crato, a galeria de artes do Sesc recebe as obras de 3 a 26 de outubro. Na Capital, a temporada será de 22 de novembro a 12 de dezembro, na Unidade Fortaleza do Sesc. As datas estão sujeitas a alteração. Toda a programação é gratuita.

Serviço:

Sesc apresenta – Confluências: arte em intercâmbio
Exposição “O Designo e a Matéria”

Unidade Sesc Juazeiro do Norte
Onde: Galeria de Artes da Unidade Juazeiro do Norte do Sesc (Rua da Matriz, 227)
Quando: até 27 de agosto, das 14h às 21h, de segunda a sexta-feira
Informações e agendamento de visitas: (88) 3587-1065

Unidade Sesc Iguatu
Onde: Centro de convivência do Campus Multi-institucional Humberto Teixeira (Av. Dário Rabêlo, 977 – Sete de Setembro)
Quando: 4 de setembro a 25 de outubro
Informações e agendamento de visitas: (88) 3581-1130

Unidade Sesc Crato
Onde: Unidade Crato do Sesc (Rua André Cartaxo, 443, São Miguel)
Quando: 3 de outubro a 26 de outubro
Informações e agendamento de visitas: (88) 3581-1130

Unidade Sesc Fortaleza
Onde: Unidade Fortaleza do Sesc (Rua Clarindo de Queiroz, 1740, Centro)
Quando: 22 de novembro a 12 de dezembro
Informações e agendamento de visitas: (85) 3464.9347