O Núcleo Sesc Saúde oferece diversas técnicas de Fisioterapia em Fortaleza e Juazeiro do Norte (Foto: Divulgação)

Muito mais que um serviço para quem sofreu fraturas ou acidentes, a fisioterapia consiste num conjunto de técnicas que visa a restaurar movimentos e funções motoras comprometidas. A prática auxilia a minimizar dores crônicas e neurológicas, bem como inflamações e patologias agudas. O Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/CE) oferece sessões de fisioterapia para interessados de qualquer faixa etária. As atividades são individuais e ocorrem nas unidades Fortaleza e Juazeiro do Norte. Entre as técnicas utilizadas está a termoterapia, que atua por meio de variações de temperatura, com o uso de bolsa de água quente para fins terapêuticos. Outra técnica é a cinesioterapia, que emprega o movimento dos músculos, articulações, tendões e ligamentos. Por fim, a hidroterapia utiliza a água para fins terapêuticos.

Nas unidades, são realizadas análises de exame, imagem e avaliação fisioterapêutica, além de técnicas de Reeducação Postural Global (RPG). Todos os serviços contam com acompanhamento do antes e depois do paciente e supervisão sobre ganho de força e massa, afirma Kamille Guanabara, coordenadora do Núcleo Sesc Saúde.
Atividades fisioterapêuticas também são frequentemente procuradas por grávidas, pessoas que tiveram os movimentos comprometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC), quem sofre de dores nas costas, ortopédicas ou que buscam a correção de má postura.

Foco no atendimento
Entre as áreas atendidas pelo serviço de fisioterapia está o projeto Futsal Sesc, com 11 anos de atividade e que atualmente possui 20 núcleos sociais, sendo dez em Fortaleza e dez no interior do Estado. Manoel Tobias, ex-jogador de futsal e eleito três vezes “Melhor do Mundo”, atualmente coordena o programa que tem como objetivo trabalhar a cidadania por meio do esporte.

O programa possui parceria com a clínica Sesc Saúde, na qual os atletas recebem atendimento em caso de contusões ou traumas. “Quando alguém se machuca, nós o direcionamos à clínica onde são feitos trabalhos de recuperação para as crianças”, afirma Tobias. O coordenador acrescenta que a fisioterapia trata com eficiência as lesões sofridas. “Quando eles se machucam, a recuperação é muito bem feita. Eles voltam aptos a jogar e a fazer a atividade que realizavam antes.” O serviço é realizado de acordo com a faixa etária de cada aluno. O coordenador ressalta que ter o tratamento correto, de profissionais capacitados, ajuda a evitar lesões ou distorções musculares.

Acesso ao atendimento
Para participar das sessões de fisioterapia é necessário ter o cartão Sesc. Quem ainda não possui, pode realizar a solicitação em um dos pontos de atendimento Sesc e Senac, além da sede Fecomércio. Basta levar RG, CPF e comprovante de residência. Trabalhadores do comércio precisam apresentar a carteira de trabalho e empresários devem levar o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa. Saiba mais em: http://www.sesc-ce.com.br/noticias/cartao-sesc-amplia-acesso-aos-beneficios-oferecidos-pelo-sistema-fecomercio/ .

Serviço

Serviço de Fisioterapia no Sesc
Unidade Fortaleza
Onde: Núcleo Sesc Saúde, Rua Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro
Quando: de segunda à sexta-feira, das 7 às 20 horas / sábados, das 8 às 12 horas
Mais informações: (85) 3464 9303

Unidade Juazeiro do Norte
Onde: Núcleo Sesc Saúde – Rua da Matriz, 277 – Centro
Quando: de segunda à sexta-feira, das 8 às 20 horas
Mais informações: (88) 3512 3355