Radar do Comércio

Dia do Cliente: uma data para falar de quem movimenta o comércio

Entender as necessidades dos clientes é uma das ferramentas mais úteis para os vendedores (Foto: divulgação)

Para a concretização de uma venda, faz-se necessário “traduzir” informações sobre produtos e serviços para a linguagem do comprador. Isto garante a conquista do cliente

No dia 15 de setembro é celebrado o Dia do Cliente, aquele responsável por movimentar o comércio. E para homenagear os compradores, o melhor é a garantia da venda feita de forma correta. Wagner Forte, consultor de produtos educacionais de gestão e negócio no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), afirma que para ser um bom vendedor é fundamental gostar de trabalhar com pessoas e ter empatia, ser atencioso e verdadeiro. Além disso, uma das tendências do mercado atualmente é proporcionar experiências ao cliente no momento da compra.

O vendedor precisa entender do produto com o qual ele está trabalhando, e, para conquistar o cliente, é necessário saber a linguagem corporal deste. “Há quem goste de muita atenção, de vendedores que tenham esse contato mais próximo. Há outros que gostam mais de conhecer o produto e depois chamar o atendente”, cita Forte.

Um cliente satisfeito é aquele que percebe que consegue manter uma boa comunicação quando está fazendo negócio. Segundo o consultor, há quem venda produtos eletrônicos, mas usam uma linguagem muito técnica e isso afasta o comprador. Faz-se necessário “traduzir” tudo para a linguagem de quem está comprando, isso faz toda a diferença na venda e conquista o cliente.

Os consumidores também gostam de vendedores que sejam verdadeiros. Omitir informações, para que haja sucesso na venda de um produto, é algo que macula um negócio e pode deixar o comprador enraivecido.

Sobre a maioria das reclamações dos clientes, Forte diz estar ligadas a vendedores incapacitados. “Existe a contratação de pessoas que estão à margem do mercado de trabalho. Gente que não gosta de trabalhar com pessoas, nem de ser vendedor, e se sujeitam a trabalhar porque necessitam de um emprego.”

Serviço:
Cursos do Senac/CE direcionado a formar profissionais
Vendedor
Representante comercial
Promotor de vendas

Cursos direcionados para o aperfeiçoamento do vendedor
Gestão Eficaz de Equipe
Gestão Estratégica em Vendas
Gerência Comercial

Informações de contato e matrículas:
(85) 3270 5400
cursos.ce.senac.br/

 

Recomendado para você