O Sesc/CE desenvolve atividades frequentes com idosos (Foto: Jr Panela)

Celebrada hoje, 1º de outubro, data homenageia parcela crescente da população. Ações voltadas para o público auxiliam na melhora da qualidade de vida

A população idosa brasileira cresce ano a ano. De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) neste ano, a previsão é de que, em 2039, o número de pessoas com 65 anos ou mais irá superar o de 0 a 14 anos. Dessa forma, ações que auxiliem na melhora contínua dessa parcela de brasileiros é fundamental para a melhora da sociedade.

O reconhecimento sobre a importância destas pessoas para o País é celebrado hoje, 1º de outubro, o Dia do Idoso. No Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/CE), atividades voltadas para idosos ocorrem há mais de trinta anos, por meio das ações do Trabalho do Sesc com Idosos (TSI).

Com 25 anos de participação no TSI, Eleonora Vera Gomes participa de diversas atividades. Desde a hidroginástica, passando pelo pilates, até momentos de troca com crianças e adolescentes, ela explica que o Sesc é quase como uma segunda casa. “Já levei diversas amigas para lá. Dou exemplo de que o idoso só fica em casa se não conhecer o Sesc. Mesmo que não seja comerciário, ele entra no TSI, e participa de todas as atividades. É um trabalho muito significativo.”

TSI

O TSI atende interessados acima dos 50 anos. Todos os meses novas ações são realizadas, dentro do catálogo de cerca de 40 atividades. De acordo com Gabriela Brilhante, assistente social do Sesc, um dos destaques são os projetos intergeracionais, que promovem o encontro dos idosos com os mais jovens, tanto crianças quanto adolescentes. Como forma de comemorar o Dia do Idoso, o Serviço realiza o Avalia Sesc, projeto que reúne os inscritos no TSI para avaliações físicas e nutricionais.

“Outro destaque é o Café Literário. Faz parte de um grupo de mostra de produção literária, somente de pessoas idosas. Temos um facilitador que trabalha os múltiplos gêneros literários. Alguns já produziram livros, são escritores e conseguiram realizar esse processo dentro do Sesc”, ressalta Gabriela. Cerca de 30 idosos fazem parte do grupo de criação literária. Apesar da ação não ser aberta ao público para participação, potenciais membros futuros podem conferir as apresentações, tanto para conhecerem os trabalhos, como avaliar se possuem interesse em integrar o TSI.

Para se inscrever no TSI, os interessados precisam esperar as datas de abertura das novas admissões que acontecem semestralmente. O ciclo de 2018 já foi encerrado, com as próximas inscrições marcadas para o começo de 2019, ainda sem data definida. Um valor fixo é estabelecido e deve ser pago anualmente, junto da taxa de fabricação do Cartão Sesc.

Evento “Diálogos sobre envelhecimento” – Tema: Envelhecimento e Racismo
Quando: 10 e 11 de outubro, às 9h
Onde: Unidade Fortaleza do Sesc – Rua Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro,
Contato: (85) 3452 9086

Confira as ações do TSI:
sesc-ce.com.br/grupos-sociais-de-idosos/