Cia. de Teatro Lua interpreta as rezadeiras Prudência, Angústia e Servente (Foto: Marcos Studart)

Apresentação teatral brinca com superstições das carpideiras e convida o público a reflexões e boas risadas

No imaginário cearense habitam figuras que transitam entre o real e o mítico. As carpideiras, mulheres que acompanham velórios para prantear mortos, inspiraram o espetáculo “As Bondosas”. As “profissionais do luto”: Astúcia, Angústia e Prudência tomaram forma e ganharam os palcos pela primeira vez em 2004. Em outubro, é a vez do Teatro Sesc Emiliano Queiroz receber a montagem.

Os lençóis maranhenses foram o berço das personagens. Foi lá que Ueliton Rocon, ator e diretor da peça, desdobrou-se sobre o trabalho dessas figuras emblemáticas, especialmente no sertão nordestino. Pesquisador de Linguística Aplicada ao Teatro, o diretor traduziu os conhecimentos em uma ficção bem humorada. “As carpideiras são rezadeiras, estão intimamente ligadas à tradição religiosa. A peça fica no campo da religiosidade popular, abordando costumes e tradições enraizadas”, explica Ueliton.

No enredo, com anos de labuta, o trio demonstra sinais de cansaço e de desgaste com o ofício. Crenças e idealizações são postas à prova quando Astúcia, Angústia e Prudência atendem ao velório da caçula de uma família aristocrata, morta sob circunstâncias suspeitas. A incapacidade da família de seguir tradições bem estabelecidas suscita dúvidas, incertezas e desconfianças.

Situações incomuns provocam reflexões sobre os costumes repetidos sem questionamento. Apegadas às convicções de como o mundo funciona, as carpideiras percebem a necessidade de percorrer outros caminhos. Em uma mudança de enredo, as carpideiras têm que começar a pensar por si mesmas, tomar as próprias decisões e arcar com as consequências.

A Cia. de Teatro Lua capta a essência da figura da carpideira, em uma demonstração da força da religiosidade popular. Com acentuada veia cômica, “As Bondosas” reflete sobre e questiona as superstições que nos impulsionam a buscar nossa identidade ancestral, ao passo que nos mantêm atrelados a um passado de ignorância. “De onde vêm os costumes que repetimos sem pensar? Podemos conduzir nosso próprio destino impunemente?”, são algumas das reflexões apontadas por Ueliton Rocon.

Os atores Ueliton Rocon (Prudência), Roberto Maur (Astúcia), Alcântara Costa (Angústia) e Sergio Varela (Servente) formam o elenco que dá vida ao roteiro da comédia teatral, que mistura existencialismo, filosofia e uma boa história sobre a alma humana.

Serviço

Arte EnCena Sesc – Espetáculo “As Bondosas”
Período: 5, 6, 12, 13, 19, 20, 26 e 27/10
Onde: Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Avenida Duque de Caxias, 1701 – Centro)
Horário: 19h
Ingressos*: R$ 10,00 (inteira) / R$ 5,00 (meia)

*(Bilheteria abre 1h antes do espetáculo para compras em cartão de crédito, débito ou Cartão Sesc. Para pagar em dinheiro, é necessário realizar compra antecipada no Setor de Relacionamento com Clientes da Unidade Fortaleza do Sesc)