Unidade móvel do Sesc Saúde
(Foto: Jr Panela)

Nas visitas aos Centros Comerciais e empresas, a instituição reforça os cuidados a serem tomados para prevenir ou diagnosticar o câncer de mama

Campanha dedicada à conscientização acerca do câncer de mama, o Outubro Rosa mobiliza diversas entidades no mundo todo. De acordo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é que 600 novos mil casos da doença sejam registrados no Brasil até o fim de 2018. Nessa perspectiva, o Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/CE) está mobilizado com diferentes ações levando informações à população.

Segundo Perla Rodrigues, educadora em saúde do Sesc, uma das atividades neste mês é a abordagem nas ruas. Nas visitas, realizadas ao longo do mês de outubro, ela explicou informações sobre prevenção, diagnóstico, como fazer o autoexame, além dos cuidados em se adotar uma alimentação saudável, que pode prevenir o câncer de mama. A profissional adverte que o trabalho pode ser mais efetivo se as pessoas repassarem as informações recebidas para familiares e vizinhos.

A educadora também alerta para o câncer de mama masculino que, de acordo com dados do INCA, representa 1% dos casos diagnosticados. Perla conta que o Sesc realiza palestras educativas em empresas, nas quais aborda o trabalho realizado, e reforça que muitas mulheres ainda desconhecem o próprio corpo, o que dificulta o tratamento em caso de descoberta tardia da doença.

“Em uma das exposições, ouvi o relato de uma mulher que não sabia fazer o autoexame. Após as aulas, ela conseguiu identificar um nódulo ainda no início, e agradeceu por poder se tratar cedo. Isso é gratificante”, finaliza.

As ações seguem até o final do mês. Na programação, ainda acontece uma exposição sobre o Outubro Rosa na unidade Fortaleza do Sesc, entre os dias 23 a 31 deste mês. E no restaurante do Sesc localizado no Shopping Riomar Fortaleza, os lojistas participam de exposição mediada sobre o tema dias 19 e 26 de outubro e de vídeo-debate nos dias 16 e 30 de outubro.

Saiba mais:
Hábitos Saudáveis contribuem com a prevenção ao câncer de mama :

Mitos e Verdades sobre a Mamografia:

Unidade Móvel com exames de gratuitos de mamografia e prevenção:

Serviço
Campanha Outubro Rosa no Sesc
Mais informações
(85) 3462 6350 / 0800 275 5250
sesc-ce.com.br