Os bonecos ganham vida através de técnica inspirada na arte japonesa do “Bunraku”
(Foto: Divulgação)

A comédia infantil retrata as peripécias da infância de dois animados irmãos

A peça “Olha o olho dos meninos” entra em cartaz nos dois últimos fins de semana de outubro, no Teatro Sesc Emiliano Queiroz. Inspirado na poesia “Olha o olho da menina” de Marisa Prado, o espetáculo conversa com o público de maneira leve, com reflexão bem humorada sobre conflitos no ambiente familiar, ilustrando conceitos de família e de relacionamentos. As apresentações ocorrem nos dias 20, 21, 27 e 28, sempre às 16 horas.

Na peça, uma dupla de irmãos é flagrada pela mãe enquanto reviram a casa de cabeça para baixo. Para escapar da punição pela desobediência, os meninos contam suas primeiras mentiras. A comédia infantil mostra que mentira tem pernas curtas e consequências desagradáveis. As crianças, então, começam a ficar com a consciência pesada pela sequência de falsas desculpas. Com o conflito, a família inteira tem um momento de aprendizado.

No espetáculo de marionetes, os bonecos ganham vida por meio da manipulação direta, uma técnica inspirada na arte japonesa do “Bunraku”, em que duas ou três pessoas, sem fios ou varas, animam o mesmo boneco. A técnica confere movimentos humanos precisos, ampliando a expressão cênica. Os movimentos, misturados à luz e ao som, transportam o público para um mundo de fantasia.

O Grupo Bricoleiros, fundado em 2004, é responsável pela peça. Eles desenvolvem pesquisas sobre o universo do boneco comediante. Composto por Cristiano Castro, Eliania Damasceno, Eder Machado, Renato Rodrigues e Marconi Basílio, o Bricoleiros promove espetáculos com linguagem simples e interativa, com elementos cômicos e educativos.

Serviço
O que: Arte EnCena Sesc – Espetáculo “Olha o olho dos meninos”
Onde: Teatro Sesc Emiliano Queiroz – Av. Duque de Caxias, 1701 – Centro
Quando: dias 20, 21, 27 e 28 de outubro às 16 horas
Quanto*: R$ 10,00 (inteira) / R$ 5,00 (meia)

*(Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo para compras em cartão de crédito, débito ou Cartão Sesc. Para pagar em dinheiro, é necessário realizar compra antecipada no Setor de Relacionamento com Clientes da Unidade Fortaleza do Sesc)