O curso engloba diferentes vertes da gastronomia. (Foto: Divulgação)

Na contramão da crise, o mercado gastronômico vem crescendo a cada ano no Brasil, país de imensa diversidade culinária. Com total de 800 horas, as aulas começam nesta segunda-feira (5/11), no Senac Aldeota

Unir conhecimento prático e teórico por meio do aprimoramento profissional é um passo importante para o acesso ao mercado de trabalho. Essa máxima é base para o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), que possui cursos completos para educação profissional em diversas áreas. A gastronomia, segmento com ampla demanda por formação específica, é uma delas. O curso Técnico em Cozinha compõe a programação desse segmento e está com inscrições abertas. As aulas ocorrem a partir de novembro, nas unidades Centro e Aldeota, e somam no total 800 horas.

O curso habilita e certifica o aluno a atuar em cozinhas dos meios de hospedagem, bares, restaurantes, hospitais, catering e bufês realizando os processos de elaboração, montagem e apresentação de saladas, pratos quentes e frios, guarnições, molhos e sobremesas. Henrique Sales, 31, é ex-aluno do curso Técnico em Cozinha. Ele afirma que, inicialmente, é realizada uma abordagem teórica sobre conceitos de convívio, elaboração de cardápios, produção de fichas técnicas, passo a passo na execução de um prato, bem como as boas práticas na manipulação e higienização dos alimentos durante todo o curso. “Aprendemos técnicas de cozinha profissional, como corte e conservação de alimentos, que fazem toda a diferença. Entrar no mercado é mais fácil quando se domina essas técnicas”, opina.

O curso tem uma extensa grade curricular, pautada na prática diária. “Aprendemos sobre as culinárias francesa, italiana, alemã, oriental, asiática, mexicana, indiana e, por fim, voltamos ao Brasil.” O profissional acrescenta que, no eixo de nacional, a abordagem acontece por regiões, passando pelas culinárias do Nordeste, rica em sabores, do Norte, referência em pratos como tucupi, maniçoba e tacacá, do Sudoeste, Centro-Oeste e Sul. “Encerramos com a prática supervisionada. Somos divididos em equipes e montamos um menu com entrada, prato principal e sobremesa. Servimos e mostramos o que foi aprendido”, finaliza.

Serviço
Curso Técnico em Cozinha
Onde: Senac Centro (av. Tristão Gonçalves, 1245 – Centro) / Senac Aldeota (rua Tibúrcio Cavalcante, 1750 – Aldeota)
Início: 5/11 no Senac Aldeota e 26/11 no Senac Centro (segunda à sexta-feira, das 18h às 22h)
Carga horária total: 800 horas
Pré-requisitos: 17 anos e estar cursando, no mínimo, a 2º série do Ensino Médio; ter Ensino Médio completo ou equivalente.
Investimento: R$ 8.200,00 (à vista) ou 10X de R$ 820,00
Mais informações: 3433 3884 ou 3270 5400