Radar do Comércio

Alunos do Senac/CE participam de competição nacional

Caio Almeida Costa, aluno do Senac que representará o estado nas Competições Senac de Educação Profissional 2018 (Foto: Divulgação/Senac/Ce)

Ceará terá dois representantes nas ocupações Cabeleireiro e Cozinha concorrendo a uma vaga para representar o Brasil no WorldSkills

Caio Almeida Costa e Fábio de Carvalho Moreira são os alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) que representarão o Estado na segunda edição das Competições Senac de Educação Profissional, que acontecem de 20 a 23 de novembro, no Hotel Escola do Senac na Ilha do Boi, em Vitória (ES).

Os jovens, ambos com 20 anos, sonham em ganhar o torneio e concorrer a uma vaga para representar o Brasil no WorldSkills, o mais importante torneio internacional de educação profissional, que acontecerá na Rússia em 2019.

As Competições Senac de Educação Profissional testam as habilidades e conhecimentos de seus estudantes em todo o Brasil. Ambos foram selecionados em seletivas estaduais. Caio competirá na ocupação Cozinha e está sendo treinado pelo instrutor da Gastronomia Pedro Emílio Fagundes, em Fortaleza. Já Fábio está sob a tutela do instrutor da área de Beleza, Raysson Dias, que conquistou a medalha de prata na ocupação Cabeleireiro na Etapa Nacional da Olimpíada do Conhecimento, realizada no Rio de Janeiro, em 2010.

Caminhos
Caio fez faculdade de Direito, mas acabou optando pela Gastronomia. Para ter experiência prática na cozinha, investiu no curso de Culinária Saudável do Senac/CE e não parou mais. Já fez os cursos de Preparação de Sanduíches, Hamburgueria, Saladas e Grelhados. Ao ser selecionado para as Competições, ganhou bolsa para o Técnico em Cozinha. Já se formou e planeja agora começar a qualificação para Confeiteiro.

“A competição é minha meta de vida para o momento. Sei que é uma oportunidade única e fico muito feliz de estar tendo essa chance, pois será uma experiência incrível e que acrescenta muito em minha vida. Pretendo ganhar a Etapa Nacional, pois já me sinto na Rússia”, diz o aluno.

Fábio de Carvalho, aluno do curso de Cabeleireiro do Senac que representará o estado na competição (Foto: Divulgação/Senac/Ce)

Enquanto isso, Fábio realizou o curso de Cabeleireiro no Senac Crato e tem se aperfeiçoado e se atualizado com cursos da Academia Pivot Point: Brides and Divas, Design de Corte e Design de Cor. Leva para Vitória, em sua bagagem, a experiência no mercado, pois já trabalhou como cabeleireiro e barbeiro na cidade de Exú (PE), onde vivem seus pais.

“Estou muito satisfeito em poder representar o Ceará em uma grande competição. Espero chegar a ser medalhista e trazer o mérito para o meu estado. Também me sinto honrado por competir na área da beleza, por vir de uma família de cabeleireiros e estar seguindo a profissão dos meus pais. Eles estão muitos felizes pelo reconhecimento e por eu estar focado nos meus objetivos e na minha carreira”, conta Fábio.

Em Vitória, jovens com menos de 21 anos de todo o País participam das provas que simulam situações reais de trabalho nessas ocupações, revelando a excelência em comércio e serviços. “As Competições Senac de Educação Profissional materializam à nossa missão de educar para o trabalho e dão visibilidade a uma nova geração de profissionais, transformando suas vidas”, destaca o Diretor Regional Sesc/Senac Ceará, Rodrigo Leite.

Sobre as Competições Senac de Educação Profissional 2018
Serão quatro dias de grandes desafios para futuros profissionais do setor do comércio de bens e serviços. Em sua segunda edição, as Competições Senac de Educação Profissional são uma iniciativa do Departamento Nacional. Elas simulam situações reais de trabalho e exigem um desempenho de excelência em cinco ocupações: Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Serviço de Restaurante e, estreando agora, Estética e Bem-Estar. O evento – que reúne alunos e egressos de 20 Departamentos Regionais (quatro a mais do que na primeira edição, em 2016) – será realizado de 20 a 23 de novembro, no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória (ES).

As Competições Senac de Educação Profissional são uma porta de entrada para o mercado de trabalho. As provas são realizadas em ambientes preparados para simular condições reais do dia a dia de cada ocupação. Os participantes são desafiados a resolver situações de trabalho específicas de suas áreas de atuação, estimulando visão ampla dos processos e comprometimento com a qualidade. Além disso, as Competições Senac identificam talentos aptos a participar do processo de preparação de representantes do Brasil na próxima WorldSkills, a mais importante competição internacional de educação profissional, que será realizada na Rússia, em 2019.

Para a Instituição, o evento garante maior intercâmbio e compartilhamento de experiências entre os Departamentos Regionais. Também favorece o aprimoramento do Modelo Pedagógico Senac, permitindo a disseminação e incorporação de novas técnicas por parte de docentes e equalizando os processos educacionais de todos os Departamentos Regionais com relação ao desenvolvimento e à avaliação por competências.

Confira o vídeo sobre Caio Almeida Costa:

Recomendado para você