Rondinelly Bezerra (Foto: Divulgação/Acervo Pessoal)

“As Faces do Violoncelo” é gratuito e acontece na Unidade Sesc Fortaleza na próxima quarta-feira

A autenticidade do violoncelo vai encantar o público na próxima quarta-feira, 5. Rondinelly Bezerra se apresenta na Unidade Fortaleza do Sesc, às 17h30, com o show “As Faces do Violoncelo”. Estilos musicais diversos agregam sonoridades únicas ao espetáculo, que passeia pelo Baião até o Barroco, indo do Chorinho ao Tango Argentino.

Despretensiosamente, a paixão foi iniciada quando Rondinelly estava prestes a completar 16 anos. “Comecei a estudar música meio sem querer”, conta.  Ao procurar um projeto para conseguir o primeiro emprego, ele se deparou com a oportunidade de estudar música. “A música foi um divisor de águas na minha vida. Ela surgiu no momento no qual eu estava procurando algo para fazer. Hoje ela é o que mantem e uma das maiores felicidades da minha vida, ela me fez realizar sonhos da infância, eu amo ser músico”, afirma.

Flauta, o primeiro instrumento das aulas, logo foi substituída por violoncelo. A parceria foi bem sucedida: “Vi que compreendia bem o instrumento e gostava de tocar”. Após anos de estudos de música, Rondinelly participou do concurso Briançon Tempo de Brasil e foi premiado com uma bolsa de estudos na França, onde conseguiu seu Certificado de Estudos Musicais (CEM).

Quando retornou da França, em 2010, as apresentações se tornaram mais frequentes. Hoje, além de se apresentar em eventos, o músico dá aulas particulares. No currículo, carrega participações em festivais nacionais e internacionais, como Fabio Presgrave, Raiff Dantas Barreto e Marie Françoise Nageot.

Rondinelly Bezerra na gravação do clipe “Hear me now” (Foto: Divulgação/Acervo Pessoal)

A apresentação se propõe a divulgar o violoncelo e a música em grupo com diferentes formações. O instrumento, peça importante em orquestras de música erudita, ainda é pouco difundido popularmente. Para se aproximar do público, o show sai do óbvio: “Clássico, pop, nordestino, um pouco de tudo. É um show bem diversificado, que passa por vários estilos”, explica Rondinelly.

“Esse espaço é simplesmente genial e incrível, pois dá oportunidade aos músicos da cidade de mostrarem seu trabalho. Eu o vejo com de vital importância para a música na cidade. Oportunidades como essas é uma forma de darmos um novo ânimo aos nossos sonhos e objetivos”, ressalta o violoncelista.

O músico observa que mostrar a música para a sociedade, em geral, é a forma que ele tem de se tornar artista. “Sem plateia não somos ninguém, pois é só a partir do momento que estamos no palco que fazemos arte. Poder mostrar meu trabalho para a sociedade me torna quem eu sou profissionalmente”, pontua.

Serviço

Show “As Faces do Violoncelo” com Rondinelly Bezerra

Quando: 5 de dezembro às  17h30

Onde: Unidade Fortaleza do Sesc – Rua Clarindo de Queiroz, 1701

Entrada gratuita