O atleta chamou a atenção do ACBF com suas jogadas rápidas e criativas. (Foto: Divulgação/Sesc/Ce)

Atleta cearense reforça o time na busca por títulos de grandes competições

Gabriel Gurgel, atleta revelado pelo Projeto Futsal Sesc no Ceará, vem atuando na Liga Gaúcha desde o começo do ano de 2018 na equipe do América de Tapera (RS). Com jogadas rápidas e criativas, o atleta chamou a atenção de uma das mais tradicionais e respeitadas equipes da modalidade esportiva no país, a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF), que o contratou para a temporada 2019.

Na casa nova, Gabriel faz parte de um elenco que conta com craques como o goleiro Gian Wolverine e o ala Valdin, também cearense. Entre os desafios, Gurgel reforça o time na busca por títulos de grandes competições como: Campeonato Gaúcho, Taça Brasil de Clubes e Copa Intercontinental FIFA.

A descoberta de um talento
Natural de Jaguaruana, interior do Ceará, Gabriel Gurgel foi convidado pelo coordenador Manoel Tobias – considerado três vezes o melhor jogador de futsal do mundo, a integrar a seleção sub-20 do Projeto Futsal Sesc, de 2014 a 2017. O primeiro encontro entre o atleta e o ex-jogador aconteceu em 2013, durante a semifinal do campeonato Cearense Sub-17, quando Tobias e Gabriel estavam em lados opostos da quadra. A partir dali, o coordenador do Futsal Sesc passou a observar o jogador para então realizar o convite.

Na seleção Futsal Sesc, Gurgel foi bicampeão cearense e eleito melhor jogador da sua categoria. Ao integrar a equipe Sesc, o atleta também conquistou bolsa integral na UniFametro – instituição parceira, onde cursou Educação Física.

Segundo Manuel Tobias, o maior reconhecimento para o projeto é ter contribuído diretamente na formação esportiva e cidadã de Gabriel, realizando um trabalho dentro e fora das quadras. “Nós, que fazemos o Projeto Futsal Sesc, estamos felizes com mais essa conquista de um ex-aluno, que pode aperfeiçoar suas competências em nossas quadras, conquistando seu sonho de integrar o futsal profissional. Gabriel é mais um exemplo aos nossos alunos, que a formação aperfeiçoa o talento”, reforça o ex-jogador.

Futsal Sesc no Ceará
Inaugurada em 2007, a iniciativa do Sesc Ceará tem a missão de promover o esporte e a inclusão social para crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, que tenham de 8 a 17 anos.

Atualmente o Projeto Futsal Sesc existe em todo o Estado, atendendo cerca de 1.700 alunos em 19 núcleos. Os componentes formam seleções que participam no Campeonato Cearense de futsal, Copa Metropolitana de Futsal e Copa Lifec, nas categorias sub-9, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20, formadas a partir de seletivas dentro dos núcleos sociais.