Radar do Comércio

Sesc leva ao MAUC a exposição “O Designo e a Matéria”

No Ceará, a exposição passou pelas cidades de Juazeiro do Norte, Iguatu e Crato (Foto: Divulgação/Sesc)

A mostra nacional conta com 10 obras concebidas por seis artistas brasileiros

O período de festas natalinas é uma oportunidade para o fortalezense apreciar a arte contemporânea com a exposição “O Designo e a Matéria”. A mostra nacional, com acesso é gratuito, conta com 10 obras concebidas por seis artistas brasileiros e fica aberta para visitação de 12 de dezembro a 11 de janeiro, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC).

A diversidade de suportes das obras é um convite à parte. A intenção de cada artista é materializada em tecidos, telas de computador, acrílico, papelão, entre outros suportes. As peças de arte carregam interpretações sobre o corpo, tempo, territórios, identidades, memória, entre outras temáticas.

O técnico de cultura do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/Ce), em Fortaleza, Giusévilly Mello, explica que: “O Projeto propõe um diálogo sobre os universos particulares dos artistas e o espaço contemporâneo por onde a exposição passa. Com a proposta de difusão da produção artística, Designo e a Matéria busca representar o mundo e suas questões, um movimento que propõe o acaso, mas não se desvincula da razão”.

O acervo
A série Desenho em Movimento, de Keyla Sobral, incorpora novas mídias à exposição de arte contemporânea, ao exibir desenhos em formato GIF na tela de um tablet, um computador portátil. A imagem “Divino Menino Deus”, obra de Zé de Maria, está impressa sobre tecido, sobrepondo figuras e referências em mosaico.

Na obra “Controles”, de Cláudio Montanari, o artista plástico radicado na cidade de Palmas (TO) opta pela serigrafia sobre papel para compor a sua proposta criativa.

O Designo e a Matéria é parte da coletânea “Confluências: arte em intercâmbio”, um acervo de 27 obras de arte contemporânea brasileira, selecionadas por curadores do Departamento Nacional do Sesc. Os desenhos, fotografias, vídeos, objetos, pinturas foram criados por artistas de todas as regiões do País, já foram expostos em seis estados e agora chegam ao Ceará.

Serviço
Sesc apresenta – Confluências: arte em intercâmbio
Exposição “O Designo e a Matéria”
Onde: Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – MAUC (Av. da Universidade, 2854 – Benfica)
Abertura: 12 de dezembro
Horário: 19 horas

Visitação: até 11 de janeiro das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas, com mediadores para acompanhar
Acesso gratuito
Informações: (85) 3452 9090

Recomendado para você