Ex-aluna Senac se destacou no programa Mais Você da Rede Globo e levou o primeiro lugar (Foto: Arquivo Pessoal)

A confeiteira Ana Lídia Cabral herdou o amor pela gastronomia de sua mãe, Neuma

Um talento que passa de mãe para filha. A confeiteira Ana Lídia Cabral herdou o amor pela gastronomia de sua mãe, Neuma, com quem desde pequena prepara doces e receitas de família. Foi inclusive com a dica da mãe que a ex-aluna do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) ganhou o concurso “O Melhor Brigadeiro do Brasil”, no programa Mais Você, da Rede Globo.

“Eu já tinha o brigadeiro de castanha no meu cardápio, só que era a castanha in natura sem o crocante, mas uma vez minha mãe disse que se fizesse o crocante ficaria mais gostoso. Eu resolvi testar, todo mundo super aprovou e mudamos a receita. Tudo o que eu faço é com o apoio dela”, conta a confeiteira.

As receitas viraram uma fonte de renda há sete anos, quando Ana Lídia teve seu primeiro filho e decidiu não retornar ao antigo emprego como promotora de vendas. Foi então que ela voltou a pensar nos bolos que fazia com a mãe no interior, só que os produtos caseiros não saíram como o planejado. “As receitas não davam certo porque não tinham as medidas exatas, então eu comecei a fazer os cursos do Senac para me profissionalizar”, lembra.

Primeiro foi o curso de Confecção e Decoração de Bolos e Tortas, depois Bolos Artísticos e então o curso de Modelagem Básica em Pasta Americana. Todo no Senac Centro. “O Senac me profissionalizou. Eu fazia as coisas sem técnica, sem medidas exatas, sem saber calcular custos e, depois dos cursos, minha mente abriu. Junto com o dom que Deus me deu, continuei e desenvolvi cada vez mais coisas”, conta a dona do melhor brigadeiro do Brasil.

Com o aprendizado profissional, Ana Lídia ampliou a variedade na produção de doces para festas. “A gente faz a mesa completa!”. O segredo do sucesso? Para ela é o amor pelo o que faz. “Mesmo passando por dificuldades, um dia o reconhecimento vem e aqui temos de obra muita dedicação e amor pelo que fazemos”, pontua.

Além do brigadeiro premiado, outra especialidade da confeiteira é o brownie decorado, cuja receita aprendeu no curso de Bolos e Tortas do Senac e adaptou conforme sua preferência. Confira a receita abaixo:

Brownie da Ana Lídia
Ingredientes
450g de chocolate meio amargo picado
200g de manteiga com sal
6 ovos
400g de açúcar branco
200g de farinha de trigo
150g de chocolate em cubos ou castanha de caju picadas

Modo de preparo
Derreta o chocolate, acrescente a manteiga e reserve. Bata levemente os ovos com o açúcar, misture o chocolate derretido, a farinha e finalize com a castanha ou o chocolate em cubos. Asse em forma untada com desmoldante. Manter em média 25 minutos em forno médio.

Gastronomia no Senac Ceará
Referência em educação profissional no segmento de Gastronomia, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) dispõe de 08 Cozinhas Pedagógicas, distribuídas na Capital e Interior, e dois Laboratórios de Alimentos e Bebidas também na Capital. Além de laboratórios modernos e bem equipados, a instituição conta também com instrutores que possuem certificação internacional e de destaque no mercado.

Mais informações: cursos.ce.senac.br