Em todo o país, 80% dos alunos do Senac saem empregados dos cursos técnicos. (Foto: Jr Panela)

São várias oportunidades nas áreas da saúde, Informática, gastronomia, beleza, gestão e negócios

Estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta entre as profissões que mais avançaram de 2007 a 2017, as atividades voltadas para a saúde – como cuidador de idosos, técnico em saúde bucal e em enfermagem. Também ganham destaque as atividades relacionadas a serviços de informação e comunicação, como instaladores e técnicos de redes de comunicação. A CNC registra ainda outra característica marcante nesse período – maiores oportunidades de empreendedorismo. Pois, o número de empregadores no País passou de 3,43 milhões para 4,40 milhões de pessoas, uma alta de 27%.

“O crescimento do número de empregadores, no entanto, teve como impulso não a oportunidade, mas a necessidade de empreender após o aumento da taxa de desemprego atingir níveis recordes no primeiro trimestre de 2016”, destaca o chefe da Divisão Econômica da CNC, Fabio Bentes.

Atento a essas tendências e demandas do mercado de trabalho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) lança a programação de cursos de 2019, contemplando os mais diversos segmentos que atendem o setor do comércio de bens, serviços e turismo. Entre eles: saúde, informática, gastronomia, beleza, gestão e negócios.

As inscrições podem ser feitas aqui

Saúde
O curso de Cuidador de Idoso está com matrículas abertas no Senac Centro. Com carga horária é de 160 horas e as aulas começam em fevereiro, o curso qualifica o participante para prestar cuidados à pessoa idosa, no que diz respeito à higiene corporal, além de auxiliar nas refeições, no desenvolvimento das atividades físicas, psicológicas e recreativas, de acordo com a orientação dos profissionais de nível superior da área de saúde. No Senac Centro também estão sendo ofertados os cursos Técnicos em Óptica e Podologia, a qualificação para Massagista, além de aperfeiçoamentos.

Novas turmas do curso Técnico em Enfermagem começam até fevereiro no Senac Iguatu e Senac Juazeiro Unidade São Miguel. Ainda esse ano, o Senac vai abrir novas turmas dos cursos Técnicos em Saúde Bucal. Vale destacar que, em todo o país, 80% dos alunos da instituição saem empregados dos cursos técnicos.

Informação e Comunicação
O Senac Crato está com inscrições abertas para o curso de Instalador e Reparador de Redes de Computadores. Com 200 horas, o curso tem como objetivo preparar o participante para montar, instalar, configurar e reparar redes de computadores e seus sistemas operacionais, equipamentos e aplicativos de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade. Para quem deseja se qualificar na área, também há vagas para o curso Técnico em Informática (1.200 horas), que garante uma certificação técnica de nível médio, no Senac Juazeiro Unidade Franciscano. A Unidade também apresenta como novidade em 2019 o Técnico em programação de Jogos Digitais (1.000 horas).

Esse profissional realiza o planejamento do processo de produção do jogo digital e incorporação dos elementos multimídia à plataforma de desenvolvimento, sendo responsável pela programação e integração desses elementos. Atua em organizações públicas e privadas de qualquer segmento, tais como da área do comércio, de serviços, da indústria, de consultoria, de ensino e pesquisa, podendo ter contrato efetivo ou empreender como consultor ou prestador de serviço.

Gestão e Negócios
Para quem planeja empreender ou quer garantir sua vaga de trabalho diante do crescimento das pequenas empresas no Brasil, é fundamental ter conhecimento na área de Gestão e Negócios. O curso Técnico em Administração é ofertado pelo Senac nas cidades de Sobral, Crato, Juazeiro do Norte e Quixadá. Em Fortaleza, o Senac Centro oferta a qualificação para Vendedor, além de aperfeiçoamentos voltados para Gerência Comercial, Gestão de Relação com o Cliente e Gestão Estratégica em Vendas.

Gastronomia
Para quem busca se inserir ou voltar ao mercado de trabalho, a área da Gastronomia é promissora. Um indicativo de que a recessão não afetou o setor é que, entre as funções mais demandadas pelas empresas via Banco de Oportunidades do Senac Ceará em 2018, estão cozinheiro, garçom e atendente de lanchonete.

O curso de Cozinheiro está sendo ofertado no Senac Crato e Senac Juazeiro do Norte Unidade São Miguel. Já o de Confeiteiro, que atua em hotéis, pousadas, bufês, restaurantes e padarias, tem vagas nas unidades do Crato e do Centro, em Fortaleza. O Senac Crato também está inscrevendo para o de Padeiro. Todos esses cursos são de qualificação, ou seja, o aluno conclui apto para atuar no mercado de trabalho.

Para quem deseja se atualizar, as unidades da capital cearense (Centro e Aldeota), trazem as últimas tendências em aulas sobre Drip Cake, Naked Cake e Bolo de Corte; Cozinha Vegana; Macarrons, Verrines e Petits Gateaux; Brigadeiro Gourmet; dentre outros.

Beleza
O Banco de Oportunidades também registrou esse ano grande procura por profissionais da área da Beleza, como Manicure, Cabeleireiro e Barbeiro. Nas unidades do Senac no Cariri, é possível encontrar cursos de qualificação para atuar nessas três atividades.

Entre os cursos mais concorridos da instituição, o de Cabeleireiro também acontece em Sobral, Maranguape, Crato, Iguatu, Quixadá e Fortaleza (Centro).

Outra forte tendência, alavancada pelo crescimento do mercado da beleza masculina, a qualificação para Barbeiro está sendo ofertada em Sobral, Juazeiro do Norte, Quixadá, Aquiraz e Fortaleza (Centro).

Serviço
Senac Centro – Avenida Tristão Gonçalves, 1245, Centro, Fortaleza (85) 3270 5400
Senac Aldeota – Rua Tibúrcio Cavalcante, 1750, Aldeota, Fortaleza (85) 3433 3884
Senac Crato – Praça da Sé, 596, Centro, Crato (88) 3586 8750
Senac Juazeiro – Rua São Luís, s/n, São Miguel, Juazeiro do Norte
Rua Vicente Patu, 782 – Franciscano, Juazeiro do Norte (88) 3566 8950
Senac Iguatu – Rua 13 de Maio, 1134, Centro, Iguatu (88) 3582 7750
Senac Quixadá – Rua Presidente Kennedy, s/n, Alto São Francisco (88) 3582 7793
Senac Maranguape – Rua Coronel Manoel Paula, 175, Centro, Maranguape (85) 3270 5424
Senac Sobral – Rua Dr. João do Monte, 980, Centro, Sobral (88) 3677 8700
Senac Cedro – Rua Adauto Castelo, 222, Centro, Cedro (88) 3582 7798
Senac Aquiraz – Rua Pedro Brasil, 210, Centro, Aquiraz (88) 3270 5850
Senac Itapipoca – Rua Pergentina Araújo, s/n , Centro, Itapipoca (88) 3677 8747
Senac Rede EAD (Educação a distância): informações aqui  (85) 3270 5466/67

Veja informações e como fazer inscrições