Radar do Comércio

Aluna de Crateús é aprovada para a Escola Sesc de Ensino Médio

Estela Fernandes foi aprovada entre 126 cearenses e recebe bolsa integral para estudar no Rio de Janeiro. (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

A seleção acontece anualmente em todo o Brasil, sendo dividida em quatro etapas

Dentre 126 inscritos de todas as regiões do Ceará, a estudante Estela Fernandes Linhares, de Crateús, foi aprovada para estudar na Escola Sesc de Ensino Médio (Esem), sediada na cidade do Rio de Janeiro. A seleção acontece anualmente em todo o Brasil, sendo dividida em quatro etapas de avaliação: prova objetiva, redação, análise dos critérios do edital e entrevista. Para 2019, foram oferecidas seis vagas para o Ceará.

A Esem é uma escola-residência localizada na capital fluminense, onde estudantes de todas as regiões do país passam a conviver em comunidade para, além de absorver os conteúdos educacionais estabelecidos pelo Ministério da Educação, trocar vivências e experiências culturais. A escola tem como missão uma concepção de educação que forma jovens não só para o mercado de trabalho, mas também para o exercício da liderança e da cidadania.

A senhora Nivalda de Oliveira, mãe da estudante, relata a felicidade que sente pela conquista da filha: “Minha expectativa é que a Estela aprenda o máximo possível, tanto na parte didática quanto cultural e sociológica. A Esem é uma escola com profissionais qualificados. Lá ela vai interagir com pessoas de culturas diferentes que vêm de todas as partes do Brasil”, relata Nivalda.

Em março, a estudante parte para a capital carioca, deixando saudade nos familiares. “Quando a saudade bater, vou procurar pensar que isso é o melhor para ela, que a Estela terá um leque de aprendizado imensurável e viverá uma experiência incrível. O conhecimento é uma coisa que ninguém pode tirar da gente e que três anos passam rápido”, diz esperançosa a mãe da aluna.

Rejane Camelo, supervisora administrativa do Sesc Ler em Crateús afirma que todo ano são convidados alunos de diversas escolas para participarem do processo seletivo da Esem. “Distribuímos panfletos, pregamos banners e fazemos divulgações através das rádios da cidade. Assim, a Estela fez sua inscrição e conseguiu ser aprovada, realizando o sonho de muitos estudantes”, conta.

Sobre a ESEM
A Escola foi fundada em 2008 e hoje atende aproximadamente 500 jovens, sob o signo da diversidade e da excelência acadêmica. O projeto pedagógico da Escola Sesc valoriza a interdisciplinaridade, a contextualização dos conteúdos trabalhados, a iniciação científica e a formação continuada dos professores.

A ideia do projeto é fazer com que os jovens tenham mais independência para desenvolver seus projetos de vida, capacitação para ingressar no mercado de trabalho e desempenho para obterem resultados positivos em exames como o Enem, olimpíadas do conhecimento e concursos.

Como unidade do Sesc, é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, oferecendo bolsa integral de estudos aos seus alunos durante os três anos de curso. Os serviços educacionais, em regime residencial, abrangem: moradia em prédios próprios, fornecimento de alimentação, material didático básico obrigatório, uniformes, assistência médica e odontológica, preventiva e emergencial.

Sesc Ler Crateús
O Centro Educacional Sesc Ler Crateús promove a alfabetização e escolarização (anos iniciais do Ensino Fundamental) de jovens e adultos. Nos cursos de alfabetização são adotadas metodologias de ensino sociais e construtivas que valorizam a cidadania, desenvolvem uma formação humanizadora, além de associar o ensino à atividades multidisciplinares de cultura, lazer, saúde e assistência, contribuindo não apenas com a aprendizagem dos alunos, mas também com a vida social de cada um. As inscrições são gratuitas.

Cearenses aprovados na Esem 2019
Estela Fernandes Linhares (Crateús)
Karen Kauani Pinheiro Morais (Iguatu)
Briyan Smith Ferreira de Morais (Juazeiro do Norte)
Messias de Sena Neri Neto (Sobral)
Carla Luíza Cordeiro do Vale Menezes (Fortaleza)
Jonatha de Oliveira Targino (Fortaleza)

Mais Informações: sesc-ce.com.br e escolasesc.com.br

Recomendado para você