O ponto principal da Semana Pedagógica é exatamente ajudar no aprendizado dos alunos do Senac. (Foto: Jr Panela)

A Semana Pedagógica 2019 acontece em fevereiro, e tem o objetivo de capacitar instrutores e equipe pedagógica para aprimorar as ações educativas

Não é por acaso que o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) oferece a melhor opção em qualificação, no Brasil. A Instituição está em constante busca de aperfeiçoamento, prova disso, é que entre os dias 5 e 7 de fevereiro, o Senac realiza a Semana Pedagógica 2019, que, neste ano, traz como tema “Metodologias Ativas”.

O evento tem o objetivo de capacitar instrutores e equipe pedagógica sobre as tendências do mercado para aplicação em sala de aula, promovendo o desenvolvimento de competências e o fortalecimento do capital intelectual do grupo de educadores da Instituição.

De acordo com o gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional do Senac Ceará, Sidarta Cabral, a Semana Pedagógica é também um momento simbólico de abertura do ano letivo, iniciando as formações do Senac, que acontecem durante todo o ano, para os instrutores. “Além de ser uma oportunidade de alinhamento técnico para as equipes”, acrescenta. Sobre a escolha do tema deste ano, Sidarta explica que “Metodologias Ativas” debate sobre colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem, e para isso, esclarece, são adotadas várias metodologias.

O gerente cita como exemplos o desenvolvimento de projetos em sala de aula; a sala de aula invertida, em que preza aulas menos expositivas, mais produtivas e participativas, tendo a pesquisa como princípio pedagógico; e a gameficação, que usa os princípios do universo dos games como ferramentas pedagógicas, apresentando desafios, caminhos, metas e desenvolvimento de estratégias para cumprir os objetivos; e o uso da tecnologia para adquirir novos conhecimentos e interações. “Ou seja, são as novas tendências que os professores podem utilizar em sala de aula, que servem como ferramentas para o desenvolvimento das competências”, pontua.

Segundo Sidarta, o ponto principal da Semana Pedagógica é exatamente ajudar no aprendizado dos alunos do Senac. O resultado dessa ação, observa, já começa através do planejamento dos instrutores, que passam a planejar aulas mais dinâmicas, aliando teoria e prática.

A Semana Pedagógica conta com palestras, oficinas, reuniões técnicas e fóruns. A abertura acontece no dia 5, pela manhã, com a presença do presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola, e do Diretor Regional Sesc/Senac Ceará, Rodrigo Leite. No último dia, 7, será realizada palestra magna com o tema Inteligência Emocional, encerrando o evento.