Ações do Caia na Folia com sua Saúde em Dia são realizadas em todas as unidades do Sesc no Ceará (Foto: Davi Pinheiro)

Comércio e escolas recebem campanha de prevenção à Aids, hepatite e sífilis

Todos os anos, milhares de pessoas participam das festas do pré-Carnaval em Fortaleza e se aglomeram nas praias durante os dias de festa. Contudo, os brincantes precisam estar atentos aos riscos para a saúde durante este período.

“Caia na Folia com sua Saúde em Dia” é um campanha educativa realizada pelo Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/CE) há mais de catorze anos. De 1 a 29 de fevereiro, nas unidades do Sesc em Fortaleza, Iparana, Iguatu, Sobral, Crato, Juazeiro e nos centros comerciais da capital e região metropolitana, educadores informam a população sobre os cuidados para prevenir o contágio de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como a Aids, as hepatites virais e a sífilis.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula o surgimento de mais de um milhão de casos de ISTs por dia no mundo inteiro. No Brasil, em 2017, foram diagnosticados 42.420 novos casos de HIV, e notificados 119.800 casos de sífilis. No mesmo ano, na população do Ceará, foram detectados 883 casos de contágio de sífilis e 535 de HIV (dados do Boletim Epidemiológico de HIV e Sífilis 2018, do Ministério da Saúde).

De acordo com o Portal do Ministério da Saúde, a estimativa é de que 136 mil brasileiros ainda não saibam que estão com HIV, o que agrava o risco de contrair ISTs em relações sexuais sem proteção, seja em relações esporádicas ou estáveis.

Para prevenir o aumento no número de casos, as campanhas educativas do Sesc lembram a população dos cuidados necessários para proteção, especialmente durante o Carnaval. Os cortejos educativos e visitas às lojas são direcionados aos trabalhadores do comércio, que recebem kits com preservativos e outros produtos de cuidado pessoal.

Tabus
Estudantes de escolas públicas e comunidades de Fortaleza também são público da campanha “Caia na Folia com sua Saúde em Dia”. O educador em saúde, Sávio Campos, explica que educação sexual ainda é um tabu para muitos jovens. “Existe discriminação com o uso de preservativos e vergonha de dialogar. Há também o preconceito de as mulheres portarem preservativos. Muitas vezes, a juventude é tolhida de fazer a prevenção dentro de casa”, explica Sávio.

Alimentação
Outros focos da campanha são prevenção ao câncer de pele, atenção à hidratação do corpo e à alimentação nos dias de Carnaval. A ingestão de álcool precisa ser acompanhada pela de água, explica Sávio Campos. “Cada copo de bebida alcoólica deve ser acompanhado de um copo de água”, orienta o educador.

Serviço
Caia na Folia com sua Saúde em Dia
Quando: de 1 a 29 de fevereiro
Onde: comércios e empresas, Unidades do Sesc em Fortaleza, Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte e no Sesc Iparana Hotel Ecológico
Público: trabalhadores do comércio e comunidades.