O projeto alia esporte e cidadania, sendo referência em revelar talentos (Foto: Jr Panela)

Mais que um esporte, o futsal também é ferramenta que traz ensinamentos como trabalho em equipe e disciplina

Estão abertas as inscrições para os núcleos do Projeto Futsal Sesc, em Fortaleza e no interior do Ceará. As vagas são tanto masculinas como femininas, destinadas para jogadores entre oito e 17 anos, em diversas categorias. As inscrições são gratuitas e, para participar, é necessário que os responsáveis das crianças e adolescentes se dirijam até o núcleo desejado.

Coordenado pelo ex-jogador da seleção brasileira de futsal, eleito três vezes o melhor jogador do mundo pela FIFA, Manoel Tobias, o Projeto Futsal Sesc, utiliza a prática esportiva como meio de transformação social para crianças e adolescentes que encontram no esporte a oportunidade de realizar seus sonhos. Como aconteceu com o atleta David Viana de Oliveira, de 11 anos, que iniciou sua trajetória no projeto do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/CE) em 2014, no Núcleo Iguatu, e hoje é titular e artilheiro da Equipe Regatas Flamengo, na categoria sub-12, no Rio de Janeiro.

Tobias explica que todos os alunos são monitorados por professores formados, que passam por qualificação. “Nossa metodologia tem como base o ensino da prática esportiva e da inclusão social. Existe toda uma organização que possibilita o crescimento dos atletas e o desenvolvimento de talentos”, acrescenta.

No total, cada núcleo conta com cinco turmas de 25 alunos divididas em categorias: Sub 9 – 8 e 9 anos; Sub 11 – 10 e 11 anos; Sub 13 – 12 e 13 anos; Sub 15 – 14 e 15 anos e Sub 17 – 16 e 17 anos. De acordo com Manoel Tobias, os alunos aprendem não somente as táticas de jogos, mas também sobre cidadania e hábitos saudáveis.

Onde tem Projeto Futsal Sesc?
Em Fortaleza, as inscrições são para os núcleos Jardim Iracema, UniFametro, Vila União, Barra Do Ceará, Sapiranga, Conjunto Ceará, Escola Educar Sesc Fortaleza, Jangurussu e Escola Educar Sesc de Ensino Fundamental. No interior do Estado, as vagas são ofertadas nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Sobral, Iparana, Aracati, Crateús, Ibiapina, Quixeramobim e São Gonçalo do Amarante.

Como participar?
O aluno precisa ter o perfil PCG (Programa de Comprometimento e Gratuidade), ser dependente de trabalhador do comércio e aluno matriculado ou egresso da rede pública de ensino, ou bolsista integral em escola particular, com renda familiar de até três salários mínimos. Para integrar as seleções Sesc, os alunos do projeto participam de seletivas anuais. As inscrições acontecem até o preenchimento de todas as vagas.

Histórias de Sucesso
Gabriel Gurgel, atleta revelado pelo Projeto Futsal Sesc no Ceará, vem atuando na Liga Gaúcha desde o começo do ano de 2018 na equipe do América de Tapera (RS). Com jogadas rápidas e criativas, o atleta chamou a atenção de uma das mais tradicionais e respeitadas equipes da modalidade esportiva no país, a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF), que o contratou para a temporada 2019.

Na casa nova, Gabriel faz parte de um elenco que conta com craques como o goleiro Gian Wolverine e o ala Valdin, que também é cearense. Entre os desafios, Gurgel reforça o time na busca por títulos de grandes competições como o Campeonato Gaúcho, a Taça Brasil de Clubes e a Copa Intercontinental FIFA.

Sobre o Projeto Futsal Sesc
Inaugurada em 2007, a iniciativa do Sesc Ceará tem a missão de promover o esporte e a inclusão social para crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, que tenham de oito a 17 anos. Com 11 anos de atividades ininterruptas como agente transformador de vidas, o projeto já atendeu mais de 12 mil atletas em todo o Ceará.

Atualmente, o Projeto Futsal Sesc atende cerca de 1.700 alunos em 19 núcleos. Os componentes formam seleções que participam no Campeonato Cearense de futsal, Copa Metropolitana de Futsal e Copa Lifec, nas categorias sub-15, sub-17 e sub-20, formadas a partir de seletivas dentro dos núcleos sociais.