Alunos do Senac/CE (Foto: Jr Panela)

A prática da conversação auxilia no desenvolvimento da fluência oral, expondo o aluno a situações de comunicação distintas e temas variados

Aprender um novo idioma pode expandir conhecimentos e ampliar as chances de quem deseja se sobressair no mercado de trabalho. Em pesquisa realizada pelo site de emprego Catho, a divergência salarial pode chegar a 70% entre profissionais com e sem domínio de uma língua estrangeira.

Além das aulas básicas de gramática, leitura e escrita, algo fundamental no processo de aprendizado é a prática da língua falada. Com o objetivo de ajudar a desenvolver fluência oral, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) está com inscrições abertas para o curso de Conversação em Língua Inglesa, com carga horária de 50 horas. O aluno pode participar de discussões, explicações, debates, argumentações e negociações com base em diversos contextos da vida real, o que ajuda na ampliação do vocabulário e compreensão auditiva.

Para Viviane Olive, consultora de Produtos Educacionais do Senac/CE, no processo de aprendizado de uma língua estrangeira e, até mesmo da língua materna, há quatro habilidades que tem seu desenvolvimento estimulado. São elas: fala, leitura, escrita e audição. “A conjunção dessas quatro habilidades resultará na fluência desejada por qualquer pessoa que busca aprender uma língua estrangeira”, afirma.

De acordo com a consultora, dentre essas aptidões, a fala, na qual está intrínseca a habilidade da audição, se apresenta como a materialidade externa do aprendizado, pois ao falar com fluência em outro idioma o indivíduo consegue realizar o ato de comunicação verbal em situações distintas. “A conversação serve para desenvolver a fluência oral expondo o aluno a situações de comunicação distintas e temas variados nas quais haverá expansão de vocabulário, aplicação correta de regras gramaticais e uso correto de termos de acordo com os contextos”, explica.

Por meio de técnicas distintas como exposições dialogadas, demonstrações, dinâmicas de grupo, debates e simulações, um curso de conversação tem por objetivo desenvolver a fluência oral baseadas em situações cotidianas que perpassam por distintos temas, tais como relacionamentos, costumes, lazer, esportes, artes, família, vida profissional e outros.

Em termos de conteúdo gramatical, o aluno não verá tópicos novos, mas colocará em prática teorias gramaticais já estudadas. Como pré-requisito para turma de conversação é necessário que o aluno tenha concluído o curso básico justamente para que utilize nas aulas as estruturas gramaticais vistas na composição de frases e diálogos. “Em termos de vocabulário, de acordo com os temas propostos, certamente haverá ampliação do léxico, inclusive com a diferenciação de termos de acordo com seus contextos”, observa Viviane.

A consultora explica que o aprendizado de uma língua estrangeira é diferencial na formação de um profissional. “Uma pessoa pode traçar um plano de carreira para trabalhar numa multinacional, estudar fora ou fazer um intercâmbio profissional, por exemplo”.

Se tratando de mercado regional, deve-se olhar para a vocação turística do Ceará, o crescimento do turismo de negócios e a chegada do hub em Fortaleza. “Receberemos cada vez mais turistas estrangeiros. Isso significa novos empregos e oportunidades de negócios dentro do setor de serviços para profissionais de diversas áreas e níveis de estudo”, afirma. Ela acrescenta que não só profissionais com ensino superior, mas também com ensino médio e que trabalhem em serviços voltados à área turística poderão encontrar uma chance real de contratação, crescimento e desenvolvimento.

A aposentada Ana Teresa Mattos, 55, diz que fez o curso normal para dar uma “reciclada” no aprendizado. “Já havia morado fora e há mais de 20 anos que não estudava inglês. Com o tempo, perdemos vocabulário e o ouvido desacostuma. Optei pelo curso do Senac não só pelo custo, mas pelo ambiente, professores excelentes e bons horário.”

Uma das vantagens observadas pela aposentada é a mistura de públicos. “A sala tem gente de 15 anos que vai prestar vestibular e pessoas que já são aposentadas. É boa essa mistura de público e objetivos”. Ana Teresa observa que não existe a cobrança do ambiente escolar. “Ficamos à vontade. Alguns têm dificuldade e o professor ajuda fazendo com que o conteúdo seja entendido, além de o Senac ter uma biblioteca muito boa”, relata.

Sandra Gomes Viana, 66, é economista, aluna do curso de Inglês Avançado II e irá cursar Conversação em Língua Inglesa neste semestre. Ela informa que decidiu aprofundar seu conhecimento em outro idioma para poder ler matérias na internet, aproveitar melhor as viagens e manter as funções cognitivas. “O curso de conversação nos mantém em contato com a língua, além de proporcionar oportunidades de lazer no contato social”, pontua.

Para Sandra, no curso do Senac o aluno amplia seu vocabulário, conhece a gramática, desenvolve habilidades de ler, ouvir, falar e escrever. “As lições ampliam nosso conhecimento nas mais diversas áreas de informação, além de aprendermos um pouco da cultura de outros países”, destaca.

Serviço
Curso de Conversação em Língua Inglesa
Pré-Requisitos: 13 anos, Ensino Fundamental I incompleto e Inglês Básico IV concluído ou teste de nível.

Turmas
Senac Aldeota
Quando: de 11 de março a 10 de junho, das 18h20 às 20h20, de segunda à quarta
Investimento: R$ 620 à vista ou até 5x R$ 124 no cartão