O projeto integrador, realizado durante o curso Técnico em Cozinha, defende o uso dos ingredientes da região cearense em um menu contemporâneo. (Foto: Aratu Gastronomia/Sabores da Cidade)

O projeto ‘Do produtor à Mesa’ foi apresentado em jantar por alunos na conclusão do curso de Técnico em Cozinha

Com foco em identificar os pequenos produtores do Ceará e os insumos característicos do Estado, concludentes do curso de Técnico em Cozinha elaboraram uma pesquisa acerca do cenário gastronômico local. Em formato de cartilha, o projeto ‘Do produtor à Mesa’ foi apresentado em jantar durante a conclusão do curso. A ocasião reuniu chefs locais, produtores, empresários e profissionais ligados à Gastronomia.

Os alunos compõem a turma de Técnico em Cozinha do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE). No menu oferecido aos convidados, estavam pratos como o atum de Itarema, o capote do Projeto Ebenézer, em Aquiraz, uma bebida com a pitaia do Rancho Santa Clara em Tejuçuoca, além de outros.

“Além da valorização dos insumos da nossa terra, foi um momento de integração entre os produtores, profissionais da Gastronomia e nossos alunos”, destacou a supervisora pedagógica do Senac, Fabrícia Alves, informando que foi também uma oportunidade para os produtores fecharem negócio.

Fabrícia destaca que a busca de alimentos frescos para a produção dos pratos deixou de ser tendência para virar uma realidade e exigência no mercado atual. Além de garantir frescor e mais sabor aos preparos, utilizar ingredientes locais também é uma questão de sustentabilidade – tanto em aspectos ambientais, por utilizar menos combustível no transporte do produtor ao restaurante, como sociais, pois valoriza a produção de pequenos produtores ou agricultura familiar, garantindo que essa atividade seja valorizada e perpetuada.

“O projeto ‘Do produtor à Mesa’ proporcionou a articulação das competências previstas no perfil profissional de conclusão do curso, bem como instigou aos alunos à criação de estratégias voltadas para a valorização dos produtores locais, quer pela integração entre produtores e empresários durante o jantar executado e também na apresentação do levantamento histórico cultural desses produtores e seus respectivos produtos os quais foram expostos na cartilha elaborada pelos discentes”, explica a instrutora Patrícia Uchôa.

Izakeline Ribeiro, jornalista e editora do portal de gastronomia cearense Sabores da Cidade e concludente da turma, afirma que a experiência foi enriquecedora. “Trabalhamos com um menu degustação, no qual os convidados – empresários e chefs – puderam experimentar um pouco de cada prato apresentado e assim tiveram a oportunidade de fazer um verdadeiro passeio por técnicas e ingredientes do nosso Estado”, comentou.

Com o curso concluído, Izakeline afirma que agora tem mais prática de cozinha e conhecimento das técnicas, além de estar mais sensível e atenta a quem está por trás do balcão e nos bastidores da cozinha. “São eles que fazem o sucesso de uma casa gastronômica”, pontua.

A jornalista afirma que sentia falta de uma prática de cozinha mais recorrente, por isso a decisão de buscar o Senac e fazer o Técnico. “O curso é quase 100% de prática com algumas aulas teóricas, numa carga horária extensa, por cerca de 10 meses. Eu já sabia que não seria fácil. O que se concretizou em uma rotina desafiadora, porém recompensadora. O apoio da turma e de alguns instrutores tornou a jornada mais leve”, conta.

Educando para o trabalho
Uma nova turma de Técnico em Cozinha está prevista para iniciar em março. O curso habilita o profissional para atuar em cozinhas dos meios de hospedagem, de bares, restaurantes, hospitais, catering e bufês, realizando os processos de elaboração, preparo, montagem e apresentação de saladas, pratos quentes e frios, guarnições, molhos e sobremesas. Também capacita o aluno com conhecimentos teóricos e práticos, viabilizando o acesso imediato ao mercado de trabalho. Em todo o país, 80% dos alunos de curso técnico do Senac já saem da sala de aula para a prática da profissão.

Serviço
Curso Técnico em Cozinha – Inscrições Abertas
Data de início: 11 de março
Onde: Senac Centro – Av. Tristão Gonçalves, 1245, Centro
Mais informações: (85) 3270 5400