A drenagem é uma das dicas para relaxar após os dias de festa. (Foto: Jr Panela)

Ao fim dos quatro dias de folia, é hora de voltar à rotina com trabalho, aulas e atividades cotidianas.

Após exposição ao sol, sono irregular e má alimentação, o organismo sente consequências dos excessos praticados durante o Carnaval. “É um período intenso para os foliões, que ao final podem apresentar um quadro de fadiga muscular e imunidade baixa. E, aqueles que exageraram no consumo de álcool, podem comprometer o bom funcionamento dos rins e fígado”, destaca a enfermeira e instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), Vanessa Aurea.

A nutricionista do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/CE), Alana Fernandes, separou algumas dicas que podem auxiliar na recuperação do corpo e na readaptação à rotina. Confira.

•         Cuidar da hidratação: beber bastante água e suco de frutas para repor os líquidos perdidos;
•         Sono: dormir oito horas por noite, de preferência em ambiente escuro, o que auxilia na qualidade e profundidade do sono;
•         Cuidar da alimentação: consumir refeições com nutrientes bem variados e alimentos coloridos, como vegetais verdes; alimentos de cor amarela ou laranja, que são fontes de vitamina A; frutas vermelhas, como a maçã; e frutas cítricas, que são ricas em vitamina C. Além disso, consumir carboidratos complexos, que são os cereais e grãos integrais, como a farinha de linhaça, lentilha e grão de bico, que ajudam a repor a energia e aumentar a disposição.

“Esses três pontos são os principais para revitalizar o organismo de toda a diversão e desgaste do Carnaval. Por isso, seguir essas dicas vai ajudar a pessoa a voltar à rotina”, recomenda a nutricionista.

Para quem deseja uma ajuda a mais na recuperação do corpo, existem tratamentos que auxiliam na eliminação de toxinas e na reposição de nutrientes. É o que explica a fisioterapeuta dermato-funcional do Sesc, Mariana Costa.

•         Drenagem: estimula os linfonodos, por meio de uma massagem suave em todo o corpo, que colabora para liberar toxinas e diminuir a retenção de líquidos;
•         Photon: ajuda a liberar os líquidos por meio do aumento da temperatura corporal, com o uso do infravermelho.

“Esses dois tratamentos, quando associados, auxiliam na liberação de toxinas e líquidos acumulados. São tratamentos vantajosos em qualquer momento, mas em especial após o Carnaval”, pontua Mariana.

Além da desintoxicação do organismo, a fisioterapeuta recomenda tratamentos para repor os nutrientes perdidos devido à exposição excessiva ao sol, cloro e ressecamento causado pela desidratação.

•         Limpeza e hidratação corporal: tem como objetivo renovar as células da pele e, principalmente, hidratar, com o uso de argila e demais cremes. Pode ser feita no corpo inteiro, com exceção do rosto;
•         Revitalização: hidratação profunda do rosto com produtos que repõem os líquidos e nutrientes perdidos.

O Núcleo Sesc Saúde do Sesc, em Fortaleza e Juazeiro do Norte, disponibiliza os serviços de acompanhamento nutricional e tratamentos estéticos. Para ter acesso, basta ter o Cartão Sesc, disponível para trabalhadores e empresários do comércio, como também para o público em geral.

Faça já o seu: www.sesc-ce.com.br

Leia também: Tratamentos estéticos para manter uma pele saudável no verão

Serviço
Núcleo Sesc Saúde | Unidade Fortaleza
Onde: rua Clarindo de Queiroz, 1740
Horário de atendimento: das 7h às 21h
Informações: 0800 275 5250 /(85) 3464 9303

Núcleo Sesc Saúde | Unidade Juazeiro do Norte
Onde: rua da Matriz, 277
Horário de atendimento: das 8h às 20h
Informações: (88) 3512 3355