Radar do Comércio

Confira as tendências de maquiagem para 2019

(Foto: Jr Panela)

Além de buscar o que estará em alta para esse ano, é importante ter noções de higiene e cuidados com a pele para manter o órgão saudável

Na hora de construir um look atraente e moderno, é importante se atentar às tendências do momento. Youtube ou blogs podem auxiliar os interessados nas novidades, mas não há nada como as dicas de um profissional. Além de qualificados, os instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) estão sempre atualizados para atender às demandas do mercado.

De acordo com Aline Carvalho, instrutora de Maquiagem do Senac, com o alcance das mídias sociais e blogs, as pessoas possuem cada vez mais acesso às tendências na área da beleza, e por isso, desejam adquirir cada vez mais conhecimento. “Nós que trabalhamos nesse segmento, ficamos atentos às semanas de moda que lançam as coleções que são acompanhadas pela maquiagem”.

Aline explica que as cores monocromáticas, nas quais a tonalidade está dentro da mesma família, tanto batom, blush e sombra, também estarão em evidência. Além disso, a especialista aposta que maquiagens no estilo anos 1980 estarão em evidência. “Esse ano chega recheado de novas tendências. Entre elas, a cor salmão que está em alta e será muito utilizada. A pele mais leve e a maquiagem mais limpa vêm com tudo.”

A instrutora cita que o batom Lip Ombré vem sendo destaque desde o ano passado e continua para 2019. “É aquele de tom mais rosado, que se aplica apenas no centro da boca para dar um ar saudável. O batom vermelho com gloss e bastante brilho também continua. Os de tonalidade mate serão deixados de lado”, informa. De acordo com Aline, a sombra metalizada volta com tudo este ano.

Para William Lima Junior, instrutor no segmento beleza do Senac/CE, a tendência para maquiagem, vista em desfiles, é o cuidado com a pele e o manuseio correto de produtos que não têm tanta qualidade, mas podem ser usados com técnicas certas. “As lojas precisam ser básicas e possuir estilos atemporais. Antes, quem tinha um armário imenso não tem mais e se preocupa em pegar a mesma peça e dar várias formas criativas de uso. Acessórios entram nessa era como forma de incrementar a moda”, diz.

Cuidados
William dá dicas para quem deseja se produzir diariamente ou socialmente. “Preparar bem a pele é essencial, pois ela determina 50% da maquiagem. Produto não significa qualidade. Porém, sabendo usá-lo da maneira correta, pode-se explorar uma gama de técnicas”. Ele pontua que o uso de protetor solar é indispensável. Usar a base somente em certas ocasiões para não obstruir os poros e, futuramente, não ter problemas com manchas e espinhas na pele devido ao seu uso diário.

Por último, a retirada da maquiagem. Sabonete, demaquilante, tônico e um bom hidratante sempre antes e depois de remover a maquiagem. William aponta que não se pode dormir com a maquiagem, pois os produtos tapam os poros e podem acelerar o envelhecimento.

Higiene
Aline Carvalho atenta que se deve aprender a questão da biossegurança. “A pessoa pode adquirir alguma doença de pele, fungo, bactéria ou pegar micose se não fizer a higienização de esponjas, que muitas vezes é deixada de lado”. Ela também reforça a importância de dar atenção aos pincéis de produtos cremosos como base, batom, corretivo, delineador. “Esses produtos, em geral, são mais gordurosos. Neles se concentram mais umidade que ajuda a proliferar fungos, bactérias e até mofo. Em contato com o rosto, pode causar problemas de saúde”, informa.

O ideal é que a higienização seja feita com frequência. Aline explica que existem duas maneiras. É possível lavar os pincéis com água e sabão, de preferência antisséptico, e hidratar com condicionador. Em seguida, deixe secando por 24 horas. A segunda opção é comprar higienizadores. “No mercado há várias marcas que trabalham com esses produtos que são borrifados no pincel. Depois, se passa uma toalha para tirar a sujeira e dentro de cinco minutos a ferramenta já pode ser usada”, observa.

Curso
Maquiagem Avançada
Informações: aperfeiçoa as técnicas de maquiagem, considerando o estudo do rosto, tons de pele, análise das cores e noções de visagismo, ampliando conhecimentos aos profissionais maquiadores.
Pré-Requisitos: 16 anos, Ensino Fundamental completo e ter curso de Maquiagem no mínimo de 160h ou experiência na área.
Carga horária: 40 horas

Turmas
Senac Centro
Quando: de 15 a 29 de abril das 13 horas às 17 horas de segunda à sexta
Investimento: R$ 390 à vista ou até 8X R$ 48,75 no cartão

Recomendado para você