A Federação administra o Sesc, Senac e IPDC e realiza ações nos 184 municípios do Ceará (Foto: Reprodução/Youtube/Fecomércio/CE)

Há 70 anos, a instituição desenvolve um trabalho visando contribuir com o desenvolvimento social com ações de ações de saúde, educação, cultura, esporte e lazer

Fundada em 1948, pelo empresário Clóvis Arrais Maia, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio) surgiu com o objetivo de desenvolver não só o comércio, mas contribuir, com o desenvolvimento social. Hoje, 70 anos depois, a federação tem como base, no Ceará, 33 sindicatos filiados, e administra o Serviço Social do Comércio (Sesc/CE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/CE) e o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC).

Juntos, Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC formam o Sistema Fecomércio. Embora integradas, as instituições cumprem, cada uma, o seu papel. O Senac é responsável pela qualificação profissional. A realização de pesquisas de mercado e tendências de consumo fica por conta do IPDC e o Sesc oferece milhares de ações em educação, cultura, esportes, lazer e promoção social.

Todo o esforço é voltado para ações de saúde, educação, cultura, esporte, lazer e promoção social, além de apoio na gestão com a oferta de consultorias e produtos e serviços. Tudo isso chega aos 184 municípios do Ceará por meio das unidades próprias ou em parcerias com a iniciativa pública e privada.

Quem mantém o Sistema Fecomércio?
A Fecomércio é mantida pelos empresários do segmento do comércio de bens, serviços e turismo. Não há repasse de recurso público ou de origem do trabalhador do comércio. De uma maneira simples: pela legislação brasileira (Decreto-lei do Sesc n° 9.853, de 13 de setembro de 1946 / Decreto-lei do Senac nº 8.621, de 10 de janeiro de 1946), as empresas recolhem mensalmente um valor proporcional a sua folha de pagamento para financiar as instituições do Sistema Fecomércio.

O valor é integralmente pago pelos empresários, sem descontos na remuneração de funcionários. As empresas do comércio de bens, serviços e turismo repassam o percentual de 1,5% ao Sesc e de 1% ao Senac, recolhidos de acordo com o valor total da folha de pagamento de cada estabelecimento. O INSS é remunerado para prestar o serviço de recolher e repassar os recursos ao Sesc e ao Senac.

Onde a Fecomércio está?
São 53 espaços destinados à oferta de produtos e serviços e à realização de atividades para os trabalhadores do comércio, seus familiares, empresários e sociedade em geral. Entre eles estão: Sede Administrativa do Sistema Fecomércio, unidades Sesc, Centros de Educação Profissional do Senac, pontos de atendimento Fecomércio, além de centros educacionais Sesc Ler, escolas Educar Sesc, restaurantes, unidades móveis, carretas-escola, teatros, bibliotecas e unidade hoteleira.

Sesc – Serviço Social do Comércio
Oferta ações de saúde, educação, cultura, esporte, lazer e promoção social. Atua para o bem-estar dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, empresários e seus dependentes. O Sesc também estende seus serviços para a população em geral.

Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
A maior escola de educação profissional do Brasil, o Senac prepara para o mercado de trabalho nas áreas do comércio de bens, serviços e turismo. Conta com mais de 800 cursos em seu portfólio, nas diversas áreas de formação, tais como aprendizagem, qualificação, aperfeiçoamento, técnicos, graduações e pós-graduações. Oferece, ainda, soluções empresariais com consultorias e cursos in company.

IPDC – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará
Instituição responsável pela elaboração de estudos e pesquisas de viés econômico, fornecendo dados referentes ao comportamento do consumidor. O IPDC leva informações práticas e dados estatísticos confiáveis que auxiliam as ações de planejamento e desenvolvimento das empresas do Comércio.