Além de ser fonte de lazer, os livros têm um papel indiscutível na formação profissional (Foto Júnior Panela).

Arte fundamental na formação de profissionais de todas as áreas e eterna fonte de lazer, os livros também têm seu papel na economia. Em 2018, as vendas desses itens no Brasil foram responsáveis por girar cerca de R$ 1,8 bilhão. Mesmo com o mercado editorial enfrentando uma série de desafios e transformações, a certeza é que a leitura continua tendo um papel importante na vida dos brasileiros.

Em 2010, o Google fez uma estimativa de que já existiam 129.864.880 títulos disponíveis ao redor do mundo. Entre tantas opções, fica difícil escolher a próxima leitura. Visando isso, a Editora Senac Ceará traz uma lista com alguns títulos buscando agradar tanto os leitores que buscam formação quanto aqueles que procuram entretenimento.

Meu coração coroado – Mestre Espedito Seleiro
Escrito por Eduardo Motta, o livro reúne obras do Mestre do Couro cearense que ganhou reconhecimento internacional com seu estilo único de executar uma arte que faz parte das tradições do Nordeste. Em mais de 200 páginas, o livro traz a arte do mestre em imagens e histórias, mostrando peças como roupas, bolsas, calçados, objetos utilitários e itens de mobiliário que unem o antigo e o novo para criar o design marcante do artista. A obra foi base para a exposição apresentada por Espedito Seleiro em Londres com o apoio do Senac.

Repertório de sabores
Reunindo receitas da culinária das diferentes regiões do Brasil, o livro é resultado da produção dos alunos das cozinhas pedagógicas do Senac, apresentadas nas semanas gastronômicas promovidas pelos restaurantes-escola. As receitas são uma verdadeira demonstração da herança culinária dos diferentes povos que formaram o país, fazendo com que o livro seja também um retrato da cultura brasileira em toda a sua diversidade.

Ilustração de moda: técnicas, ideias e experimentações para colorir
Escrito pelo designer cearense Marcelo Belisário, o livro aborda a ilustração numa perspectiva de auxiliar o designer de moda no processo de criação das imagens. A obra se desenvolve de forma didática, usando textos, desenhos e infográficos para passar informações sobre diversas técnicas e materiais, proporcionando um aprendizado rico e dando ao leitor a oportunidade de praticar seus conhecimentos, com páginas para cobrir, riscar, criar, interferir, pintar, aplicar e soltar a imaginação.

Coleção Beleza
A Editora Senac Ceará tem uma coleção inteira dedicada a quem busca se aperfeiçoar na área da beleza. A coletânea conta com três volumes: Cosmetologia aplicada à coloração e descoloração; Técnicas de corte de cabelo: desenho, estrutura e forma e Técnicas de alisamento: anatomia, fisionomia e transformação capilar.

Em busca dos sabores perdidos
Fruto de uma extensa pesquisa da chef e instrutora de gastronomia do Senac Nilza Mendonça, o livro traz receitas com ingredientes que, por muito tempo, não foram considerados comestíveis, mas se transformaram em pratos saborosos e únicos nas mãos da chef. Coletados em diversos lugares, pelo sertão, serra, litoral e cidade, os ingredientes incluem plantas como munguba, palma forrageira, mandacaru, jatobá, fruta pão e castanhola, que dão origem a receitas doces e salgadas. Além de trazer à tona sabores capazes de enriquecer a gastronomia, a obra chama atenção para as vantagens de reaproveitar alimentos ainda desconhecidos pela maior parte das pessoas.