Caminhada Louis Braille 2019 é realizada pelo Sesc há 11 anos (Foto: Jr Panela)

Caminhada Louis Braille acontece em alusão ao Dia Nacional do Braille, sistema de escrita tátil considerado marco da acessibilidade e inclusão, permitindo o acesso das pessoas cegas à educação, cultura e informação

Há onze anos, pessoas com deficiência de todo o Ceará encontram-se na Caminhada Louis Braille, iniciativa por inclusão e acessibilidade realizada pelo Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/Ce). Com o tema Na Ponta dos Dedos, a Construção de uma História de Independência e Cidadania, a 11ª edição da caminhada acontece neste sábado, 6, em Fortaleza, às 8 horas. Adultos e crianças com deficiências motora, intelectual, visual e auditiva reúnem-se na avenida Beira Mar e partem em caminhada pelo calçadão.

Ao longo do percurso, artistas interagem com participantes, que ocupam as ruas expondo as transformações necessárias para que pessoas com deficiência sejam, de fato, incluídas em sociedade. Anualmente, participam cerca de 600 pessoas, integrantes de organizações da sociedade civil e do poder público, entre elas a Associação de Cegos do Estado do Ceará (Acec) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Cedef).

Na Caminhada são orientadas atitudes cidadãs, como oferecer cardápio em braille em restaurantes, ajudar na mobilidade de pessoas, informar obstáculos na via e oferecer apoio para atravessar a rua e subir no ônibus. São lembrados também os recursos de acessibilidade previstos na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (lei federal 13.146/15), a exemplo da implantação de passarelas, pisos táteis ou linhas-guia em trechos estratégicos na área urbana.

“O Sesc busca a inclusão das pessoas com deficiência em todas as áreas: lazer, cultura, desenvolvimento comunitário, saúde, entre outras. Com a Caminhada Louis Braille, queremos lembrar para a sociedade que Sesc também trabalha na construção da autonomia dessas pessoas. Queremos dar voz para que elas busquem sua independência, seja no direito de ir e vir em lugares públicos e também na prática de atividades físicas”, explica a supervisora do Desenvolvimento Físico Esportivo da Unidade Sesc Fortaleza, Michelle Teixeira.

Às 9 horas, o grupo retorna à quadra da Praça dos Estressados, onde o Sesc oferece serviços de saúde, educação e lazer gratuitos, como aula de alongamento, massagem, apresentação artística, oficina de orientações sobre a Lei Brasileira de Inclusão e Direitos das Pessoas com Deficiência, orientações de educação em saúde e estande com livros em Braille da Biblioteca Sesc Raquel de Queiroz.

Atividade física inclusiva
O Projeto SESC Ativo – Núcleo Pessoa com Deficiência (NPD), organizador da Caminhada Louis Braille, surgiu em 2006 na Unidade Fortaleza do Sesc para promover a inclusão social para crianças, jovens e adultos com limitações motora, intelectual, visual e de demais tipos. Com aulas de natação, musculação, aerobike e treinamento funcional, os profissionais de educação física estimulam o aluno a desenvolver suas capacidades motoras e cognitivas através de atividade física e de formação esportiva, assim como a desenvolver a interação social.

“Nós do Sesc Ativo trabalhamos com a ideia de corporeidade, ou seja, se entender dentro do corpo, aceitá-lo como único e fazer com que consiga ser independente. A atividade física é um meio para que a pessoa com deficiência tenha consciência do que pode fazer, para além das suas limitações”, explica Michelle.

Atualmente, cerca de 400 pessoas são atendidas no NPD. Todos os meses são abertas novas vagas gratuitas para atividade física no Sesc Ativo – Núcleo Pessoa com Deficiência. Os candidatos passam por avaliação física e são encaminhados para uma das atividades físicas. O Núcleo têm dois espaços específicos de exercício físico para pessoas com deficiência: a Unidade Fortaleza do Sesc, na rua Clarindo de Queiroz e a Escola dos Campeões, na rua Raimundo Nonato Alexandre, em Camurupim, no município de Caucaia.

Algumas das exigências para ser contemplado pelo Programa Comprometimento e Gratuidade do Sesc são: ter renda familiar de até três salários mínimos, ser estudante de escola pública ou receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de apresentar laudo médico.

Serviço
11ª Caminhada Louis Braille
Quando: dia 6 de abril 2019 das 8 horas às 10h30min
Onde: concentração na Av. Beira Mar, 1680 – Meireles (em frente ao Boteco Praia). Aula de alongamento, massagem, apresentação artística e oficinas na quadra da Praça dos Estressados.
Aberto ao público
Informações: (85) 3452 9098 / 3452 9075 Projeto Sesc Ativo – Núcleo Pessoa com Deficiência

Realização: Sesc – Projeto Sesc Ativo – Núcleo Pessoa com Deficiência
* Doe 1 KG de alimento para o programa Mesa Brasil SESC em troca da camisa da Caminhada Louis Braille.
* Camisas Limitadas

Instituições convidadas:
Associação dos Cegos do Estado do Ceará – Acec
Sesc Ativo Núcleo Pessoa com Deficiência
Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará – Creaece
E.E.F Instituto dos Cegos do Ceará
Sociedade de Assistência aos Cegos – SAC
Escola Municipal Antônio Correia Lima
Recanto Psicopedagógico
Grupo Retina Ceará
Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel – Setor Braille
Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Cedef