Unidade de Quixadá. Referência em educação profissional, o Senac é mantido pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo (Foto: Jr Panela)

Criado e mantido pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, por meio do Sistema Fecomércio, o Senac/CE foi fundado no Ceará em 1948

Fundado no final dos anos 1940, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) oferece ensino profissional em mais de 20 áreas do conhecimento mediante cursos que vão desde a formação inicial continuada, com estudos para aprendizagem, qualificação e aperfeiçoamento, passando por formações técnicas até graduações e pós-graduações.

Atualmente, o Senac está presente em 15 unidades. São elas as de Fortaleza, Aquiraz, Crato, Iguatu, Maranguape, Juazeiro do Norte, Sobral, Itapipoca, Quixadá e Cedro. Além de contar com quatro carretas-escola, nas áreas de turismo, lazer e hospitalidade; informática; beleza e saúde, realizando uma vasta programação de cursos e atividades em todas as regiões do Estado.

Como alternativa para a flexibilidade de tempo e espaço, a instituição disponibiliza mais de 200 opções de cursos ofertados por meio do ensino a distância (EAD), com nota máxima no Ministério da Educação (MEC). São cinco polos da rede Senac EAD para atender a alunos em Fortaleza, Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte.

Referência em educação profissional e com forte atuação nas áreas de gastronomia e moda, entre outras, o Senac destaca-se como fomentador de eventos, festivais e seminários de desenvolvimento dos diversos setores do comércio de bens, serviços e turismo no Ceará. Entre eles estão Festival Fartura, Mostra Senac de Educação Profissional e DFB Festival.

Da sala de aula para o mercado
Para ajudar os alunos a encontrar seus lugares no mercado de trabalho, a instituição conta com o Banco de Oportunidades, que os encaminha para entrevistas em empresas que ofertam demanda por profissionais qualificados. O serviço faz desde o cadastramento de alunos à elaboração de currículos e orientações de como se portar. A iniciativa possui mais de 1300 empresas conveniadas e, atualmente, tem sede em Fortaleza, com bases de apoio em Maranguape, Sobral, Crato, Juazeiro e Iguatu.

Atendimento Corporativo
Por meio de Consultorias Especializadas e Cursos In Company, o Senac desenvolve soluções customizadas para melhorar desempenho, metas e resultados das empresas, atendendo a todos os segmentos do comércio de bens, serviços e turismo para iniciativas de diversos portes. Se trabalho passa por elaboração de documentos para adequação legal, implantação de metodologias de trabalho e procedimentos buscando soluções inovadoras e adequação ao mercado.

Inclusão Cidadã
Além da educação profissional e do atendimento corporativo, a instituição oferece oportunidades de inclusão cidadã que transformam a vida de milhares de pessoas por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). São ofertadas vagas a jovens brasileiros de baixa renda com cursos de formação inicial até os de nível técnico.

Por meio do Programa Jovem Aprendiz, que tem como objetivo a inclusão social e profissional mediante formação técnico-profissional, o Senac atende pessoas entre 14 e 24 anos que estão em busca de qualificação e oportunidade de primeiro emprego. Para atender a esses jovens em formação, a entidade conta com a parceria de empresas cadastradas pelo programa.

As empresas do comércio de bens, serviços e turismo repassam mensalmente o percentual de 1%, proporcional as suas folha de pagamento, para financiar o Senac. O valor é integralmente pago pelos empresários, sem descontos na remuneração de funcionários. O repasse acontece via Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), remunerado para prestar o serviço de recolher e repassar os recursos ao Senac e ao Sesc.