São 14 dias de espetáculos gratuitos nos teatros, praça e centros culturais de Fortaleza. (Foto: Adriana Marchiori/Divulgação)

Há 21 anos proporcionando mais que entretenimento, o projeto visa a democratizar o acesso à cultura difundindo as artes cênicas brasileiras

Este mês, o Projeto Palco Giratório, festival itinerante de artes cênicas realizado pelo Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/CE) há 22 anos, chega a Fortaleza para uma temporada de 14 dias de espetáculos abertos ao público. Até o próximo dia 24, acontecem apresentações de teatro, dança, circo, intervenção urbana e performance em teatros, praças e equipamentos culturais localizados no Centro e em comunidades da Capital.

Companhias de arte de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Minas Gerais e cinco coletivos do Ceará apresentam-se em palcos tradicionais de Fortaleza, como o Cine Teatro São Luiz e o Theatro José de Alencar. A abertura da 22ª edição do Palco Giratório acontece nesta sexta, 5, às 19 horas, com peça teatral adaptada para pessoas com deficiência visual.

Na Unidade Fortaleza do Sesc, acontecem as oficinas voltadas à preparação de artistas, com o objetivo de desenvolver as capacidades físico-perceptivas, alinhamento, força, concentração, definição e afinação dos sentidos. As cenas expandidas, por sua vez, trazem a opção de audiodescrição para pessoas com deficiência visual e debatem alternativas de acessibilidade.

Nos bairros Jangurussu, Mondubim e Barra do Ceará, a população da cidade tem acesso às apresentações realizadas nos Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas). No bairro José Walter, será exibido o espetáculo Naquele Bairro Encantado. A Praça do Ferreira ambienta a apresentação no dia 18 (ver programação).

Para crianças
Destaques para o público infantil é o espetáculo para bebês Voa, do Coletivo Antônia (DF) inspirado na obra A Menina e o Pássaro Encantado, de Rubem Alves.

Sobre o Palco Giratório
O projeto existe desde 1998 e proporciona ações formativas, espetáculos de teatro, circo e dança para todas as idades. Reconhecido como importante projeto de difusão e intercâmbio das artes, a iniciativa intensifica a formação de plateias com circulação de espetáculos dos mais variados gêneros. A mostra já levou 9.526 apresentações a todo o País – muitas delas, dificilmente, encontrariam viabilidade comercial para apresentações nas diversas regiões brasileiras sem o apoio do Sesc.

“Há 22 anos, o Palco Giratório promove o trabalho de artistas independentes e manifestações artísticas diversificadas, como dança, circo, teatro, intervenções urbanas e suas interfaces. Além de permitir que eles apresentem espetáculos em todas as regiões brasileiras, a iniciativa contribui para a formação de público e democratização do acesso à cultura”, destaca Mariana Pimentel, analista de Artes Cênicas do Departamento Nacional do Sesc.

Os artistas são selecionados por meio de uma curadoria formada por 33 profissionais da instituição de todo o Brasil. A partir de critérios como diversidade de linguagem, regiões do país, faixa etária e trajetória dos artistas, a curadoria mapeia questões e tendências latentes no contexto atual das artes cênicas brasileiras.

“A proposta é destacar questões presentes na contemporaneidade por meio da arte: a importância do diálogo, da empatia e do encontro das diferenças, a visibilidade negra, a cultura indígena, as questões do feminino, a diversidade são algumas das temáticas presentes este ano”, reforça Vicente Pereira Júnior, analista de Artes Cênicas do Departamento Nacional do Sesc.

Serviço
22ª edição do Circuito Sesc Palco Giratório
Ações: espetáculos e oficinas de artes cênicas
Quando: até 24 de abril
Acesso gratuito, com doação de 2 kg de alimentos

Mais informações aqui

Confira a programação no site do Sesc