Apresentação acontece gratuitamente no Teatro José de Alencar e na Casa Absurda neste sábado e domingo. A plateia comporta até 40 pessoas (Crédito: Guilherme Nabuco)

Palco Giratório traz Espetáculo Voa, inspirado em conto do escritor Rubem Alves

Uma grande tenda onde bebês e crianças sentam em roda para ouvir a história de amizade entre uma menina e um pássaro. Não só ouvir, como ver, tocar, cheirar e experimentar a fantasia do teatro com todos os sentidos. Neste sábado e domingo, o Coletivo Antônia se apresenta em Fortaleza no Circuito Palco Giratório, realizado pelo Sesc.

Há dez anos o grupo desenvolve espetáculos para bebês e para a primeira infância. Sua plateia é de pequenos a partir de seis meses de vida e crianças até cinco anos de idade. Na peça VOA, se inspiraram no conto “A Menina e o Pássaro Encantado”, do escritor Rubem Alves, para estimular a sensorialidade infantil.

“O espetáculo provoca sensações para se comunicar com os bebês, o público fica bem pertinho da gente”, explica a atriz Cirila Targhetta, que divide o palco com Tatiana Bittar dia 20 de abril, às 17h no Theatro José de Alencar e no dia 21/4, no mesmo horário, na sede da Casa Absurda. Com lotação de até 40 pessoas, a entrada é gratuita com doação de dois quilos de alimentos.

Quando o pássaro viaja, sempre volta com as cores do lugar onde esteve, explica Cirila. A tenda branca de pano em contraste com objetos coloridos e os efeitos de luz e sombra captam a atenção visual, os objetos de plástico e de papel podem ser tocados no final da apresentação, há até cenas aromatizadas. “Temos um estudo de aromaterapia que conversa com o espetáculo”, diz Cirila.

Para aqueles na faixa etária até três anos, a principal reação é a contemplação das cenas; entre 4 e cinco anos, não falta curiosidade, perguntas e conversa sobre os personagens e a história.

A atriz explica que o espetáculo tem dois tipos de espectadores: as crianças que assistem e interagem com a cena e os pais e mães, que veem seus filhos pela primeira vez se encantando com o Teatro.“Já vimos várias pessoas se emocionando”, lembra ela.

O Palco
A temporada do circuito Palco Giratório em Fortaleza segue até o dia 24 de abril. Na terça-feira, 23, às 16 horas, o espetáculo “Naquele Bairro Encantado” surpreende o público pelas ruas do bairro José Walter, no entorno do Polo de lazer. Na quinta-feira, 24, 19 horas, o encerramento do circuito acontece com o Coletivo Manada que apresenta peça sobre a santa popular da cidade de Várzea Alegre, Maria Bil, no Cuca da Barra do Ceará.

Confira programação completa: http://www.sesc-ce.com.br/noticias/temporada-de-espetaculos-gratuitos-chega-fortaleza-com-o-circuito-sesc-palco-giratorio/

Sobre o Palco Giratório
O Palco Giratório existe desde 1998 e proporciona ações formativas, espetáculos de teatro, circo e dança para todas as idades. Reconhecido como o maior projeto de difusão e intercâmbio das artes no País, intensifica a formação de plateias com circulação de espetáculos dos mais variados gêneros. Desde o início, o Circuito já levou 9.526 apresentações em todo o País, muitos desses espetáculos dificilmente encontrariam, sem o apoio do Sesc, viabilidade comercial para apresentações nas diversas regiões brasileiras.

Serviço
22ª edição do Circuito Sesc Palco Giratório
Quando: 3 a 24 de abril
Ações: espetáculos e oficinas de artes cênicas
Acesso gratuito com doação de 2 kg de alimentos

20/4
VOA – Coletivo Antônia (DF)
Classificação etária: livre
Local: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro)
Horário: 17h
Capacidade: 40 pessoas
Entrada: 2kg de alimentos doado ao Programa Mesa Brasil Sesc

21/4
VOA – Coletivo Antônia (DF)
Classificação etária: livre
Local: Casa Absurda (Rua Isac Meyer, 108, Aldeota)
Horário: 17h
Capacidade: 40 pessoas
Entrada: 2kg de alimentos doado ao Programa Mesa Brasil Sesc

Confira programação completa: http://www.sesc-ce.com.br/noticias/temporada-de-espetaculos-gratuitos-chega-fortaleza-com-o-circuito-sesc-palco-giratorio/