Programação conta com oficinas, exposições e shows de artistas regionais (Foto: Jr Panela)

O Sistema Fecomércio participa, com o Sesc e o Senac Ceará, da 1ª edição do Festival de Arte em Moda do Território Maciço de Baturité (FestModa Maciço), na cidade de Guaramiranga, dos dias 01 a 05 de maio. Trazendo a temática “Tecendo Redes com Rendas, Retalhos e Bordados”, o encontro une arte, cultura, educação e trabalho, valorizando os produtores e artistas locais, além do desenvolvimento do turismo e da geração de emprego e renda.

Durante a programação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) promove oficinas, palestras e exposição de produtos de arte, artesanato e vestuário desenvolvidos pelos alunos da instituição. Entre os assuntos abordados nas oficinas estão: “A Arte de acabamento do Vestuário: técnicas de aplicação de aviamentos”, “Arte e Qualidade em Estamparias: enfesto e encaixe de tecidos estampados na produção do vestuário”, “A História do Patchwork no Brasil” e “Como extrair o melhor do café da região”.

Já o Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/CE) leva para o Festival uma programação cultural diversificada, a partir do segundo dia de evento, com grupos de tradição como maracatu, afoxé, coco, folclore, repente e cordel. “Unindo música, arte e a história dos povos cearenses, as atrações selecionadas pelo Sesc valorizam a cultura regional e, principalmente, as raízes do Ceará”, afirma Chagas Sales, gerente de Cultura do Sesc Ceará.

De acordo com Sidarta Cabral, gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional do Senac Ceará, o evento é uma oportunidade para a troca de conhecimento entre os participantes. “Tanto a moda quanto a gastronomia são áreas com grande possibilidade de empreendedorismo e que movimentam uma forte cadeia produtiva. O Senac se destaca como referência em educação profissional e tem diversas opções de cursos nessas áreas”, aponta.

Sobre o FestModa Maciço

O I Festival de Arte em Moda do Território Maciço de Baturité pretende ser um espaço onde a educação, cultura e economia solidária e criativa e a relação de territorialidade seja visibilizada, especialmente, com as ações educativas integradas como palestras, mostras culturais, oficinas e rodas de saberes que acontecem na programação. Promovido pelo Instituto Algodão na Flor, juntamente com as produtoras e produtores que fazem parte da Grife Algodão na Flor, e o apoio da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (INTESOL) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), o Festival é uma alusão ao dia do trabalhador e trabalhadora, comemorados no último dia 1 de maio.

Programação Sistema Fecomércio

Senac Ceará

01/05

Abertura Oficial do Festival

Horário: 18h00 – 20h00

Local: Pousada dos Capuchinhos Apresentação Artística e Cultural Mesa de

Abertura

02/05

A Arte de acabamento do Vestuário: técnicas de aplicação de aviamentos

Horário: 08h – 12h

Local: Hotel Escola IFCE

Como extrair o melhor do café da região

Horário: 17h – 18h30

Local: Hotel Escola IFCE

03/05

Arte e Qualidade em Estamparias: enfesto e encaixe de tecidos estampados na produção do vestuário

Horário: 08h -12h

Local: Hotel Escola IFCE

A História do Patchwork no Brasil

Horário: 17h30 – 18h30

Local: Teatrinho

04/05

Arte e Qualidade em Estamparias: enfesto e encaixe de tecidos estampados na produção do vestuário

Horário: 08h -12h0

Local: Pousada Capuchinos

Programação paralela

Exposição de produtos de arte, artesanato e vestuário

Local: Praças públicas (estandes)

Todos os dias

Participação Senac: Exposição SENAC de peças Itapipoca

Mais informações: https://www.ce.senac.br/

Sesc Ceará

Dia 02/05

19h30 Repente, Arte e Cordel

20h30 Afoxé Omorisá Odé

Local: Praça da Prefeitura / Coreto

Dia 03/05

19h30 Ceará, Minha Terra, Meu Viver, com o Grupo Folclorido Raizes Nordestinas

20h30 Maracatu Vozes da Africa

Local: Praça da Prefeitura / Coreto

Dia 04/05

19h30 Coco do Iguape

20h30 Espia Só o Meu Ceará, com a Companhia de Ritmos e Danças Populares – Cordapes

Local: Praça do Teatro Municipal

Mais informações: http://www.sesc-ce.com.br/

Sobre o Sistema Fecomércio

O Sistema Fecomércio é formado pela Fecomércio, pelo Sesc, pelo Senac, e pelo IPDC, instituições privadas, criadas e mantidas pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Juntas, a Fecomércio, o Sesc, o Senac e o IPDC atuam como um Sistema, em que cada instituição tem seu papel e missão, transformando a vida do trabalhador e colaborando com os empresários do comércio. Por meio da Fecomércio, auxilia no fortalecimento e defesa do segmento do comércio de bens, serviços e turismo; pelo IPDC leva informação e dados por meio da realização de pesquisas de mercado e tendências de consumo; via Senac, atua na qualificação profissional, e por meio do Sesc, realiza milhares de ações em educação, cultura, esportes, lazer e promoção social.