Os palhaços do K´Os Coletivo apresentam novo espetáculo do Sesc nesta terça-feira (Foto: divulgação)

No Arte Encena Sesc desta terça-feira, 14, o K´Os Coletivo, grupo de teatro que investiga a dramaturgia do palhaço brasileiro, traz o mais novo espetáculo “La Moringa” para a Unidade Sesc Fortaleza. Pela manhã, às 11 horas, os atores Aldrey Rocha e Aline Campêlo formam a dupla Tramela e Pipiu e se aventuram a fazer números de mágica para a plateia.

Desde 2016, os artistas pesquisam referências dos antigos picadeiros mambembes, que ainda existem no País. “Pesquisamos o circo de lona furada, o circo de bairro que ainda hoje resiste e damos uma nova roupagem, não queremos deixar que desapareça”, explica Aldrey Rocha.

O elenco recria os personagens bufões e tagarelas que atraem o público para o circo. Aldrey explica que uma característica marcante da palhaçaria brasileira são os diálogos. O rosto bem pintado, muitas piadas e histórias contadas para entreter. “É uma dramaturgia ligada ao verbo, um palhaço que fala bastante”, explica o ator, pedagogo e arte-educador. A versatilidade é outro ponto forte: o palhaço cria artefatos, cenários e indumentárias para compor o espetáculo, afirma.

Todas estas técnicas e habilidades são revividos em “La Moringa”, que tem direção de João Machado e classificação livre para todas as idades. Durante dez meses Aldrey estudou na Escola Livre de Palhaços, a Elispa, um centro de formação no Rio de Janeiro que reúne mestres da palhaçaria do Brasil e do exterior. Na turma, os aprendizes vinham de toda a América do Sul descobriam as tradições de cada escola circense, como a expressividade gestual italiana.

Sobre o Arte Encena Sesc
Por meio de apresentações sistemáticas de teatro, circo e dança, o projeto promove a formação de plateia e fomenta a produção teatral de grupos locais, assegurando-lhes temporadas para as suas montagens, com possibilidade de itinerância, primando sempre pela diversidade. As atividades e apresentações acontecem nas Unidades das Unidade do Sesc Ceará.

O Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio, oferece ações de educação, cultura, esporte, lazer, saúde, e promoção social para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, empresários e seus dependentes e para a população em geral.

Serviço
Arte Encena Sesc
La Monringa – K´Os coletivo
Data: 14 de maio
Horário: 12 horas
Local: Sesc Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1740)
Gratuito