Há quatro anos a reserva ambiental do Sesc recebe estudantes para aulas de campo (Crédito: Viktor Braga)

Projeto Escola Vem ao Sesc se destaca no ranking dos 500 melhores projetos socioambientais da América Latina e Caribe

O projeto Escola Vem ao Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/Ce) ficou em 1º lugar na categoria Floresta e Flora do Prêmio Internacional Latino América Verde. Este foi o único projeto finalista do Brasil, tendo passado à frente de trabalhos expostos pela Argentina (2º lugar) e pelo Chile (3º lugar). Os critérios analisados foram: aplicabilidade, inovação, sustentabilidade ambiental, sustentabilidade social e sustentabilidade financeira.

Com a premiação, o Sesc passa a fazer parte do ranking dos 500 melhores projetos socioambientais latino-americanos e receberá o selo que atesta essa condição, além de um certificado da Green Awards Latin America apoiado pela consultoria PwC, que reconhece ações que se destacam como exemplos de compromisso com o cuidado ao meio ambiente e responsabilidade social. Além de gratuita, a iniciativa é uma contrapartida socioambiental do Sesc para as escolas públicas com o intuito de auxiliar na formação de novos multiplicadores ambientais.

“Esse prêmio significa o reconhecimento dos esforços conjuntos do Sesc em constantemente buscar melhorias na qualidade dos serviços e projetos ofertados à população. Estar no ranking dos melhores projetos latino-americanos é uma honra para nós e eleva a instituição a patamares internacionais, reforçando nosso compromisso em cuidar do meio ambiente em prol do desenvolvimento sustentável. O selo verde da América Latina é uma grande conquista para nós!”, destacou Rodrigo Leite, Diretor Regional do Sesc e Senac no Ceará.

Nesta última edição foram inscritos cerca de 8 mil projetos por organizações governamentais, representantes do setor privado, ONGs, comunidades e indivíduos de aproximadamente 40 países, tendo sido convidados também para participar a Espanha, a comunidade hispânica no Canadá e os Estados Unidos.

O evento é anual e teve sua primeira edição em 2013, tendo contado com a participação de 38 países em 2018, divididos em 10 categorias: Água, Florestas e Flora, Cidades Sustentáveis, Desenvolvimento Humano, Energia, Animais, Finanças Sustentáveis, Resíduos Sólidos, Oceanos, Produção e Consumo responsável. Os vencedores serão homenageados na terceira semana de agosto em Guayaquil, a maior cidade do Equador.

“Quando tomei a iniciativa de inscrever o Projeto, sabia que tínhamos grandes chances de entrar para o ranking em virtude das nossas boas práticas institucionais e do grande impacto do programa em nossa comunidade, mas não esperava que fôssemos vitoriosos em uma das categorias. Fiquei muito feliz com o resultado! Isso só comprova a qualidade das ações promovidas pelo Serviço Social do Comércio no Ceará e o compromisso do Sesc Iparana Hotel Ecológico em manter o desenvolvimento sustentável para as presentes e futuras gerações”, declara Francisco Cardoso, educador ambiental do Sesc.

Sobre o projeto Escola Vem ao Sesc
O projeto Escola Vem ao Sesc faz parte do Programa de Educação do Serviço Social do Comércio e acontece há cerca de 4 anos no Ceará. Alunos de escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de Fortaleza, com idade entre 7 e 14 anos, realizam uma aula de campo sobre educação ambiental na Reserva Ecológica Sesc Iparana. Na ocasião são ofertadas atividades educativas e culturais para as crianças, além de recreação no parque aquático. As visitas acontecem todas as terças-feiras pela manhã e à tarde, de acordo com o calendário escolar dos visitantes, sendo recebidos em média 120 alunos por turno.

“As crianças fazem uma trilha ecológica dentro da Reserva. Depois visitam o Viveiro de Mudas, o Horto e a Fazendinha, onde têm contato com animais, aprendem sobre a vida no sertão e acerca da preservação ambiental. Em seguida são conduzidas ao auditório para o ensino de temáticas relacionadas à educação e saúde. Também recebem dicas de alimentação saudável da nutricionista, sendo levadas ao restaurante para lancharem. Por fim, há um momento lúdico de recreação na piscina”, explica Lucy Mary Aquino, Gerente do Sesc Iparana Hotel Ecológico.

Mary destaca ainda que a Reserva Ecológica de Iparana é a única unidade do Sesc guardiã de uma Área de Preservação Ambiental, que se transforma em uma verdadeira sala de aula e um laboratório vivo para os estudantes. “Essa é uma experiência muito enriquecedora para os alunos e importante para as instituições de ensino, considerando que Educação Ambiental é lei no Brasil, mas muitas vezes essa demanda não é atendida pelas escolas”, ressalta.

Serviço
Projeto Escola Vem ao Sesc recebe Prêmio Internacional LatinoAmérica Verde
Mais Informações: 3462 6350