No projeto Escola Vem ao Sesc, alunos de escolas públicas da Região Metropolitana participam de aula de campo sobre educação ambiental na Reserva Ecológica Sesc Iparana (Foto: Viktor Braga)

Na primeira fase da competição, o Sesc ficou em 1º lugar e se destaca no ranking dos 500 melhores projetos socioambientais da América Latina e Caribe

O projeto Escola Vem ao Sesc segue em busca de mais uma premiação na competição Internacional LatinoAmérica Verde. Em maio, ele ficou em 1º lugar na pontuação geral da categoria Floresta e Flora do Prêmio, fazendo parte dos 30 finalistas do ranking dos 500 melhores projetos selecionados dos quase 8 mil inscritos de 38 países participantes. Agora, nessa nova fase, apenas 10 serão selecionados. A etapa acontece entre os dias 21 a 25 de agosto, na cidade de Guayaquil, Equador.

O projeto do Sesc Ceará é o único finalista do Brasil, e nesta segunda etapa ele concorre a uma estatueta. A defesa do projeto será feita por meio de uma apresentação oral para uma comissão internacional. Confiante, Francisco Cardoso, analista do Sesc, argumenta que o Escola Vem ao Sesc é o único projeto concorrente que apresenta uma mudança de mentalidade, comportamento e de hábitos, voltados à preservação dos recursos naturais. “Trabalhamos com pessoas e esse é o nosso diferencial”, observou.

Na primeira etapa, o projeto passou à frente de trabalhos expostos pela Argentina (2º lugar) e pelo Chile (3º lugar), na categoria Floresta e Flora, fazendo parte do ranking dos 500 melhores projetos socioambientais latino-americanos. Os critérios analisados foram: aplicabilidade, inovação, sustentabilidade ambiental, sustentabilidade social e sustentabilidade financeira.

Na ocasião, o Escola Vem ao Sesc recebeu o selo verde da América Latina, um certificado da Green Awards Latin America apoiado pela consultoria PwC, que reconhece ações que se destacam como exemplos de compromisso com o cuidado ao meio ambiente e responsabilidade social.

Sobre o Escola Vem ao Sesc
Com cerca de quatro anos de existência, O projeto Escola Vem ao Sesc está incluído no Programa de Educação do Sesc no Ceará. Através dele, alunos de escolas públicas da Região Metropolitana de Fortaleza, com idade entre 7 e 14 anos, realizam uma aula de campo sobre educação ambiental na Reserva Ecológica Sesc Iparana.

Durante a visita, são ofertadas atividades educativas e culturais para as crianças, além de recreação no parque aquático. A programação acontece todas as terças-feiras pela manhã e à tarde, de acordo com o calendário escolar dos visitantes, sendo recebidos em média 120 alunos por turno. A iniciativa é gratuita e tem o objetivo de auxiliar na formação de novos multiplicadores ambientais.

Sobre o Sesc
O Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio, oferece ações de educação, cultura, esporte, lazer e promoção social. Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, empresários e seus dependentes são os beneficiados pelo Sistema, mas os serviços também podem ser acessados pela população em geral.