Discriminação racial e desigualdade de gênero são temas dos versos de MC Dall Farra (Foto: Andressa Gerra)

Poesia oral em destaque no encontro que acontece neste domingo em Fortaleza

A poeta e ‘slammer’ carioca Carol Dall Farra se apresenta domingo, dia 7 de julho, pelo Circuito de Oralidades, integrante do projeto Arte da Palavra do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/Ce). A performance compõe o evento Alucinação Hip Hop, que ocorre neste fim de semana, no Centro Cultural Belchior.

Criado nos Estados Unidos, o slam chegou ao Brasil nos anos 2000 e consiste em competições de poesia. Normalmente, os participantes têm até 3 minutos para apresentar uma poesia autoral, sem utilizar adereços ou acompanhamento musical.

Carol, também conhecida como MC Dall Farra, faz parte do coletivo Poetas Favelados e do Slam das Minas, da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. A artista aborda questões sociais e raciais, como discriminação de gênero e de classe, através da música e poesia.

O projeto
O projeto Arte da Palavra tem como objetivo levar a literatura para todas as regiões do país. A ideia é estimular a formação de novos leitores e divulgar novos autores. Nesse sentido, busca igualmente destacar novas formas de produção e fruição literária. São três eixos, um voltado para a escrita, outro para apresentações que privilegiam a oralidade, e um terceiro voltado para a reflexão e criação literária. A seleção dos escritores e artistas que participam do projeto é feita por curadoria composta por especialistas do Sesc de todo o País.

O Circuito de Oralidades pretende abarcar as manifestações literárias que remetem, especialmente, à narração de histórias e à veiculação oral da poesia, por isso privilegia a experimentação e a dinâmica da narração de histórias e da performance poética. A fim de contemplar ao máximo as possibilidades da fruição oral da palavra, a curadoria do projeto busca selecionar espetáculos que retratem as diferentes tradições e suas vertentes contemporâneas.

Serviço
Projeto Arte da Palavra – Circuito de Oralidades
Quando: 7 de julho às 19 horas
Onde: Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajus, 123 – Praia de Iracema, Fortaleza)
Entrada Gratuita