A formação no Senac foi o ponto de partida do proprietário da pâtisserie de doces finos (Foto: Divulgação)

Senac Reference será inaugurado em agosto com Coffe Experience, Snack Bar e restaurante

“Tudo começou pelos cursos do Senac”, conta o empresário Felipe Ehrich Braga, que sempre teve habilidades na cozinha e muita vontade de meter a mão na massa! Depois que ele fez os cursos de Brigadeiros e Doces Refinados no Senac Aldeota, procurou se aperfeiçoar nessa área e hoje é proprietário da Sablé Diamant, juntamente com seu sócio Walter Ferlin.

A princípio, a ideia do sócio era abrir uma franquia de tortas. “Procurei o Senac porque era a minha referência de cursos que realmente preparam o aluno para encarar o mercado, seja como profissional ou empreendedor”, lembra. Depois dos cursos, pensaram em abrir um negócio próprio: uma brigaderia. Então, veio a necessidade de se aperfeiçoar e Felipe foi pra São Paulo fazer um Intensivo em Confeitaria. “Estudar abriu minha mente. Tive aulas sobre as técnicas francesas e decidimos expandir, de uma brigadeira para uma confeitaria e cafeteria”, lembra o empresário.

Ele conta que “empreender é um desafio diário, tem que estar sempre inovando para que você tenha sempre uma clientela fidelizada”. Por outro lado, se sente realizado. “A Sablé Diamant é uma patisserie e cafeteria inspirada na França, com um toque artístico da Belle Époque com doces finos para todos os gostos e brigadeiros feitos na hora. O Senac me inspirou a buscar novos horizontes e resolvi seguir em frente!”, comemora.

Referência em Gastronomia
A maior escola de educação profissional do país tem forte atuação na Gastronomia. No Ceará, o segmento ganha reforço com a inauguração do Senac Reference, em agosto. “Aliando o conhecimento à prática, os espaços oferecem aos visitantes oportunidade de compartilhar vivências, desenvolver pesquisas e até conhecer as rotinas dos empreendimentos antes mesmo de concluírem os cursos, adquirindo assim experiência antes mesmo de encarar os desafios do mercado”, diz o consultor da área, Ivan Prado.

A porta de entrada da Gastronomia no Senac Reference é o Café Senac, que traz como novidade o Coffee Experience, um menu degustação de grãos selecionados pelo mundo, extraídos de diversas formas e servidos em diferentes métodos de preparo. Para os adeptos da Happy Hour, a unidade tem um Snack Bar com três torres de chope artesanal, carta de cervejas especiais e opções da coquetelaria tradicional – do Negroni e Dry Martini à Caipirinha – e moderna (mixologia), para harmonizar com o cardápio de petiscos. Aos amantes do vinho, há ainda uma adega com uma seleção do Velho e Novo Mundo.

Já o Restaurante traz o conceito de menu. O Menu do Dia contempla o almoço e tem serviço informal com temas diversos a cada semana. Já o jantar propõe uma experiência gastronômica completa por meio do Menu Degustação, com opções de 4 ou 8 pratos que valorizam insumos locais advindos dos três biomas do Ceará – Mar, Serra e Sertão, elaborados a partir de técnicas e influências internacionais.

O Senac Reference conta ainda com quatro cozinhas. Na cozinha pedagógica, o aluno conta com estrutura completa e moderna para aprendizado de forma individual e em grupo, que simula as estações de trabalho em restaurantes. O GastroLab, por sua vez, é destinado à inovação. “Esse espaço vêm atender às demandas de um mercado que se expande ao fomentar a pesquisa, com o surgimento de startups e novos negócios de economia criativa”, explica Ivan. Equipada para realização de pesquisas e testes, também pode atender um evento particular, realizar um serviço de personal chef ou composição de cardápios. Tudo isso com acesso à uma biblioteca especializada e aromateca.

Nas duas Cozinhas Senac Experience, a ideia é unir aprendizado e uma saborosa experiência gastronômica no preparo e na degustação de um menu, à escolha dos clientes e sob a consultoria do Senac. As opções vão desde um jantar personalizado, vegano ou sem lactose, a noites de Gastronomia Internacional.

Para a formação voltada para serviços em Alimentos e Bebidas, a nova unidade dispõe de uma Sala Bar com foco em análise sensorial de bebidas, águas e azeites, e cursos de preparo de cafés, coquetelaria e mixologia. Para proporcionar o acesso rápido às informações, agrega biblioteca especializada e aromateca, apresentando vários tipos de especiarias como raízes, ingredientes, aromas e elementos do vinho e da cerveja.