Sem nenhum ingrediente de origem animal, bobó de palmito é uma ótima pedida para quem quer experimentar uma receita diferente e saborosa (Foto: Divulgação/Senac)

Quem disse que um prato precisa ter carne para ser gostoso? A culinária vegetariana se torna cada vez mais popular, mostrando que existe muito sabor nos vegetais se eles são preparados com os ingredientes e técnicas corretos. Uma das receitas capazes de provar isso é o bobó de palmito. Com base de macaxeira e nenhum ingrediente de origem animal, o prato é uma ótima opção não apenas para quem optou por uma dieta sem carne, mas também para quando se quer uma comida diferente. Veja a receita a seguir:

Bobó de Palmito
Ingredientes
500g de macaxeira cozida
350g de palmito em rodelas
200ml de leite de coco
25ml de azeite de dendê
5 colheres de sopa de óleo de girassol
200g de cebola picada
6g de alho picado
Pimenta-do-reino a gosto
Pimenta dedo-de-moça a gosto
Coentro a gosto
Cebolinha a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo
– Em uma panela, em temperatura média, refogue a cebola no azeite de dendê. Depois, acrescente o alho e refogue também.
– Adicione o palmito e deixe na panela por aproximadamente um minuto, mexendo sempre.
– Retire todo o conteúdo da panela e reserve.
– Com a batedeira ou o mixer, transforme a macaxeira cozida em um purê. Coloque esse purê em uma panela junto com o azeite de dendê e o leite de coco.
– Coloque o sal e as pimentas e deixe ferver.
– Junte o palmito e desligue o fogo.
– Por fim, adicione o coentro e a cebolinha.
– Acerte o sal e a pimenta.

Curso
Para quem quer aprender muito mais pratos que não levam carne, o curso de Cozinha Vegetariana do Senac está com inscrições abertas. Nas aulas, são ensinadas tanto receitas quanto técnicas para preparar comidas saborosas e saudáveis. Com duração de 20 horas, o curso acontece no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) Unidade Centro. Mais informações podem ser encontradas no site do Senac.