Hot wings com molho barbecue é aquela entradinha clássica para ser apreciada com uma Pilsen bem gelada (Divulgação)

Para todos os gostos e estilos, os pratos selecionados são também democráticos no acompanhamento, seja para quem prefere um bom vinho ou aquele que não abre mão daquela cerveja bem gelada

Feriado + amigos + comidinhas = diversão garantida. Quando sobra um tempinho na agenda, nada melhor do que juntar a galera para jogar conversa. Que tal fazer isso em casa? Para você que gosta de ser o anfitrião da turma ou quer experimentar essa opção pela primeira vez, mas não quer passar horas na cozinha, o instrutor de Gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), Matheus Vieira, indica três receitas infalíveis e práticas.

Da clássica “hot wings” ao sofisticado “mexilhões à marinière”, os pratos selecionados são democráticos nos acompanhamentos (tem opção para todos os gostos), seja para quem prefere um bom vinho ou quem prefere aquela cerveja bem gelada.

Simples de fazer. Confira as receitas para você receber com estilo sem precisar quebrar a cabeça:

Entrada rápida e fácil
1 burrata (queijo mozarela recheado com uma massa fresca de mozarela)
100 g de molho pesto pronto
200 g de tomate cereja
30 ml de azeite de oliva
Flor de sal a gosto
Torradinhas e pães variados para acompanhar.

Modo de preparo: em um prato especial, disponha no centro a burrata (dispense o liquido no qual ela vem armazenada), acomode os tomates cereja em volta. Por cima, espalhe o molho pesto, finalize com o azeite de oliva e a flor de sal. Acomode as torradinhas em uma cesta de pães.

Dica do Chef: é uma entrada ideal para o clima de Fortaleza, pois é leve e refrescante. Combina com um vinho frisante branco.

Hot wings com molho barbecue
1 kg de asinha de frango
2 ovos
200 g de farinha de trigo
150 g de farinha panko
150 g de farinha de rosca
250 g de molho barbecue pronto
Suco de 1 limão
Sal, orégano, páprica picante e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: tempere as asinhas com sal, pimenta do reino, páprica picante e o suco de 1 limão e deixe descansar 15 minutos na geladeira. Em uma tigela coloque os ovos, bata levemente para misturar as claras e as gemas, tempere com sal e pimenta. Em um prato acomode a farinha de trigo, tempere também com sal e pimenta do reino, reserve. Em um segundo prato, misture a farinha de rosca com a farinha panko, também tempere com sal, pimenta do reino, orégano e páprica picante, reserve. Passe as asinhas primeiramente no prato com farinha de trigo, depois no prato com os ovos batidos e por fim no prato com a farinha de rosca. Após empanar todas as asinhas, frite em óleo quente ou leve na airfryer a 180ºC por 15 minutos. Em seguida, misture o molho barbecue.

Dica do Chef: clássica entradinha para compartilhar com os amigos com aquela cerveja Pilsen bem gelada!

Mexilhões à marinière

50 g de manteiga com sal
30 ml de azeite de oliva
200 g de cebola picada finamente
240 ml de vinho branco seco
1 kg de mexilhões meia casca
250 g de creme de leite fresco
1 ramo de tomilho fresco
1/2 maço de salsinha picada finamente
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: em uma panela tipo caçarola, aqueça o azeite e a manteiga. Após, refogue a cebola até ficar transparente. Adicione em seguida o vinho branco, mexilhões e o tomilho. Tampe a caçarola por 5 minutos em fogo baixo. Adicione o creme de leite, ajuste o sal, pimenta do reino, finalize com a salsinha finamente picada.

Dica do Chef: prato clássico da Riviera francesa, acompanha bem com vinho rosé e é tradicionalmente servido juntamente com batatas fritas.

Para quem tem interesse em aprender novas receitas e ampliar o cardápio de petiscos, o Senac Aldeota está com inscrições abertas para o curso Comida de Boteco. As aulas iniciam no dia 28 de setembro, com duração de 20 horas. Os amantes de gastronomia encontram esse e outros cursos no site do Senac.